top of page

Jantares magnos movimentam cinco restaurantes

Chefs locais e convidados preparam menus especiais durante edição do maior evento de gastronomia de Mato Grosso



Durante a edição 2019 do Festival Cozinha Brasil, haverá jantares magnos em quatro restaurantes de Cuiabá, preparados por chefs de cozinha locais e nacionais. Os restaurantes Mahalo Cozinha Criativa, Flor Negra, Seu Majó, Canto e Galeto Cuiabano abrem suas portas para experiências gastronômicas as mais diversas, nos dias 10, 11 e 12/10.

Abrindo a programação, a chef de cozinha Ariani Malouf recebe os baianos Fabrício Lemos e a confeiteira Lisiane Arouca, para um menu degustação de cinco etapas, no dia 10/10, às 21 horas, no Mahalo. Para Ariani, o Pantanal Cozinha Brasil desde a sua primeira edição é um verdadeiro sucesso, pois além de reunir profissionais da gastronomia do Mato Grosso sempre traz chefs de outros cantos do Brasil proporcionando uma rica troca de experiências. “Ter um evento desse nível no calendário anual engaja o povo mato-grossense na valorização da cozinha, dos estabelecimentos e dos profissionais da área”, ressalta.

Já o restaurante Flor Negra abre suas portas durante três dias (10, 11 e 12/10) para um jantar muito especial, preparado pela chef da casa Carol Manhozo e os convidados Wal Untar, parceiro e amigo desde sempre,Roberta Maraschim e o chef paulista Carlos Ribeiro, um profundo conhecedor do universo que funde comida e candomblé.

Não por acaso o tema do jantar será “Banquete sagrado dos Orixás Comida de Santo que se come”.

Num menu degustação com seis etapas, os convidados já chegam recebendo um drink de boas vindas, um Aruá acompanhado de um trio de tartaletes, seguido pela salada. A entrada será um vatapá e mini pastel de pernil. O primeiro prato, um medalhão de filé, com farofa de dendê e pimenta rosa e o segundo prato, um baião do mar, cujo nome remete ao tradicional preparo nordestino.

A sobremesa é bolinho de estudante, doce de leite caseiro e sorvete de banana, preparado especialmente para o Pantanal Cozinha Brasil pelo gelatier Allan Dias Velasque, da Matteo Gelato Criativo. A banana é o ingrediente do ano do Pantanal Cozinha Brasil.Finalizando o banquete será servido o acaçá de leite, um clássico bolinho de milho que é uma forma de homenagear Oxum, a orixá rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras.

Os que forem ainda levam para casa uma cocada embrulhada com medalhinha de Cosme e Damião.



Já no restaurante Seu Majó, cujo jantar será no dia 12/10, às 21 horas, o chef Hugo Rodas recebe Bárbara Bonfligio, do restaurante Chalé do Italiano, de Sinop, para um menu degustação italiano com coisas clássicas e outras mais contemporâneas.

“A Bárbara foi minha estagiária há seis anos, quando eu abri o restaurante, e hoje virou uma puta chef com uma cozinha própria, bem de raiz - ela é filha de italiano, acho isso bem bacana e é um prazer fazer as coisas com ela”, ressalta Hugo, adiantando que vão fazer um trio de sobremesa juntando coisas clássicas com contemporâneas, um ravióli com gema que vai ser finalizado na hora, na frente do cliente. “Vai ser muito show de bola e vai agradar bastante”.

O jantar terá ainda um prato feito com o ingrediente do ano, porém com uma roupagem completamente diferente. Trata-se de uma salada de coração de bananeira, ingrediente muito conhecido no Peru, mas pouco utilizado no Brasil.

Segundo Hugo, o Pantanal Cozinha Brasil tem um papel bem importante porque divulga muito a nossa cultura, a nossa gastronomia, apresenta novos cozinheiros, novos chefs do estado.

O Pantanal Cozinha Brasil é uma realização de João Carlos Caldeira, tendo como correalizador o Univag. O evento conta com apoio institucional do Sebrae, Senac, Sesc e Sesc Pantanal, e patrocínio do Big Lar e Shopping Estação Cuiabá. A prefeitura de Cuiabá, Unimed, Multibar, Pão & Arte, Pork Premium e La Gelari apoiam o evento.



bottom of page