

CONVIDADOS
PROFISSIONAIS E ESPECIALISTAS EM CULINÁRIA, ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA QUE FARÃO PARTE DESTA EDIÇÃO

MANUELA CIT
Eu duvido que você não conheça uma das maiores influenciadores da atualidade… Manuela Cit (ou Manu Cit para os mais íntimos) ficou famosa, com apenas 20 anos, ao mostrar seu lifestyle de forma autêntica, sempre combinando muito esporte, natureza e bem-estar. Inclusive, ela tomou a ousada decisão de abandonar o curso de medicina para focar totalmente em sua carreira como influenciadora nas redes sociais.
Será que deu certo? Vamos aos números. Atualmente, a Manu possui, somados, mais de 3,3 milhões de seguidores em suas redes sociais, o que gerou, apenas com publis, mais de R$9 milhões com 20 contratos ativos, com marcas como Bold, Adidas e Live Run no portfólio.
Além disso, ela fundou a Guday, com suas creatinas em forma de gummies, e é co-fundadora da The Simple Gym, sua rede de academias com um novo jeito de se exercitar. No ano passado, suas empresas faturaram mais de R$ 20 milhões.
Ou seja, senhoras e senhores, a Manu deu um show quando ela transformou sua audiência extremamente engajada em negócio - com estratégia, coragem e muita clareza de marca - utilizando essas três estratégias simples:
Ela aplicou com maestria o conceito de product-audience fit.
Diferente dos playbooks tradicionais de startups, onde você primeiro cria o produto e, em seguida, busca encontrar a audiência, a Manu Cit fez exatamente o contrário: ela primeiro focou na criação de audiência e, em seguida, plugou dois negócios que conversam diretamente com o público conquistado.
A lógica é simples: ela ficou famosa por mostrar sua rotina com muita saúde, exercício e qualidade de vida, certo? Então, o mais óbvio é plugar produtos que têm tudo a ver com os interesses dessa audiência: creatina e uma rede academia.
O resultado? Ela criou produtos que já nascem naturalmente desejados, com uma alta geração de demanda orgânica que dá inveja em muitas marcas gigantes.
Ela constrói uma forte conexão com sua audiência.
E faz isso da seguinte forma… Ela mostra absolutamente tudo do seu dia a dia: os desafios, as conquistas, os bastidores e até as quedas. Isso lhe rendeu uma taxa de engajamento de 1,5%, algo muito acima da média para alguém com seu tamanho de perfil.
Além disso, diferente do que muitas marcas fazem ao gerir crises, com desculpas frias, textos chatos e padronizados, estilo assessoria dos anos 90, a Manu Cit é totalmente transparente e humana, sem enrolações nem rodeios, o que gera uma forte conexão emocional com sua audiência e conquista ainda mais aliados que a defenderão com unhas e dentes.
Ela escolheu o e-commerce como canal de vendas.
Ao escolher o e-commerce para vender seus produtos físicos direto para o consumidor final, a Manu simplificou a operação, reduziu o descasamento de caixa e manteve margens muito melhores do que vender direto para farmácias ou mercados.
Instagram: @manuelacit

ANA BUENO
Ana Bueno é nascida no Vale do Paraíba e chegou a Paraty aos 17 anos, quando começou a cozinhar. Vendia bolos e tortas, foi repórter de uma TV local e prestou muita atenção a cultura local até se tornar chef e empresária. Se formou e se qualificou no exterior, em algumas das melhores instituições do mundo.
Está à frente do Restaurante Banana da Terra, Restaurante Café Paraty e Restaurante Casa Paratiana. Seu foco é a gastronomia criativa e contemporânea sempre ancorada nas fortes raízes da tradição caiçara.
Ao longo dos anos, desenvolveu diversos projetos sociais. Organizou, por 15 anos, a Folia Gastronômica de Paraty, criou a “Escola de Comer”, programa que revolucionou a merenda da cidade, tornando-se referência nacional ao conquistar o Prêmio de Responsabilidade Social da Prazeres da Mesa, em 2018, e idealizou o “Mapa do Gosto”, que mapeou produtos e produtores locais e os conectou com restaurantes de Paraty.
Ana também lidera um programa de capacitação de mulheres para atuarem como micro empreendedoras, o “Mulheres da Costeira”. Em 2024 criou o Instituto Paratiano, com o objetivo de continuar promovendo a cultura, turismo e gastronomia de Paraty.
Instagram: @anabueno_paraty

TEREZA PAIM
Tereza Paim – embaixadora da gastronomia baiana com um universo multicultural em sua trajetória – é uma chef que exibe energia e inquietude em cada movimento. O gosto pela culinária a levou aos cursos e especializações em cozinhas no Brasil e Europa. Atualmente comanda os restaurantes Casa de Tereza, no bairro do Rio Vermelho, que tem 13 anos, sendo eleito no ranking da ‘EXAME Casual’ como um dos melhores restaurantes do Brasil, em 2022, o Mesa de Tereza, no Aeroporto de Salvador e a Casa Bohemia Salvador – Boteco da TeTê, inaugurado no mês de maio de 2022.
A chef ainda desenvolve seu trabalho com premissa de uma vida sustentável, tratando seu lixo todo com destinação ambientalmente correta. Conta hoje com uma cadeia de 22 fornecedores diretos, todos pequenos produtores. Além disso, o restaurante Casa de Tereza, a Loja Tereza Paim e a Casa Bohemia Boteco da TeTê utilizam de 100% de energia limpa, proveniente de sua própria usina fotovoltaica, Maria Tereza, localizada em Ibotirama, cidade do Oeste da Bahia.
Tereza Paim exibe baianidade com a Loja Tereza Paim, recortada por sua linha de produtos premium artesanais, recheado por farofas, pimentas, cachaça, cocadas e temperos naturais, já espalhados dentro e fora do país, e que podem ser vistos ou adquiridos em www.loja.tabuleirodachef.com.br ou @lojaterezapaim. A chef também é autora do livro de receitas Na Mesa da Baiana e co-autora de outros vários livros da cozinha Brasileira.
Multifacetada, a chef é colunista de gastronomia na Revista Let´s Go Bahia e na rádio GFM, na capital baiana, com podcasts cheios de sabores e saberes. Em 2020, a chef representou o Brasil na série Street Food América, da Netflix, episódio Brasil. Tereza Paim é curadora dos festivais gastronômicos Tempero no Forte, em Praia do Forte, e Tempero Bahia, em Salvador. Tereza, com mais de 20 anos de trajetória profissional, desde que abandonou a carreira no ramo das telecomunicações, não para e está sempre levando a Bahia para o Mundo, participando de importantes eventos gastronômicos nacionais e internacionais, fomentando a comida, a arte, a cultura e a sustentabilidade como engajamento necessário para o futuro do Planeta.
Instagram: @terezapaim

WDSON VAZ
Wdson Duarte Vaz é o chef cuiabano à frente do Sushi Vaz, um dos grandes nomes da gastronomia oriental em São Paulo. Reconhecido pelo crítico Teddy Favorites como um dos cinco melhores da capital, seu restaurante nasceu em 2019 e rapidamente conquistou lugar entre celebridades, chefs renomados e apaixonados por alta culinária.
Com passagens por casas icônicas como Shigueru, Nagayama e Nobu, Vaz é considerado “faixa preta em sushi” e hoje entrega uma experiência exclusiva de balcão, com peixes frescos selecionados diariamente. Sua arte já encantou nomes como Ana Maria Braga, Eliana, Ingrid Guimarães e Chay Suede, além de figurar em veículos como Veja e Piauí.
Orgulhoso de suas raízes cuiabanas, Vaz transformou dedicação, técnica e acolhimento em marcas registradas, fazendo do Sushi Vaz um destino obrigatório para quem busca excelência na culinária japonesa em São Paulo.
Instagram: @sushi_vaz

HENRIQUE ROSSANELLI
Henrique Rossanelli teve o primeiro contato com o universo de restaurantes de forma natural, já que sua família sempre foi dona de lanchonetes. Desde cedo, gostava da ideia de trabalhar com o público e foi se interessando cada vez mais pela gastronomia. Em 2013, fez um curso de técnicas para gastronomia e conseguiu o primeiro trabalho na área, em São Paulo. Nesse período, conheceu o chef confeiteiro Lucas Corazza, que teve papel determinante em sua formação. Trabalhou em sua equipe, participou de diversos eventos e vivenciou o boom das feiras de rua.
Logo depois, iniciou a faculdade de gastronomia e decidiu se inscrever no programa The Taste Brasil, do canal GNT, que reunia cozinheiros amadores em uma competição guiada por renomados chefs. Ficou em sexto lugar, mas recebeu um convite para integrar a equipe do Oro, restaurante estrelado de Felipe Bronze, que na época estava reabrindo no Leblon. Sem nunca ter estado no Rio de Janeiro, aceitou o desafio e se mudou para a cidade, onde permanece até hoje.
No Oro, com 26 anos, assumiu o cargo de chef confeiteiro, criando sobremesas que se destacavam pelo uso de diferentes técnicas, como preparos feitos na brasa. Após cerca de dois anos, decidiu buscar novos caminhos e foi trabalhar no Lília Café, no Rio, com uma proposta mais casual, além de começar a dar aulas. No fim de 2019, recebeu um convite para trabalhar no Canadá e se preparou para a mudança, mas, na semana do embarque, as fronteiras fecharam por conta da pandemia.
Sem poder viajar, passou a dar aulas online, mas a vontade de voltar para a cozinha falou mais alto. Junto com amigos, começou a produzir doces em casa, criando a marca “Quique isso”, nome inspirado em seu apelido. O negócio funcionava via delivery, com cardápio semanal divulgado nas redes sociais, e foi o sustento entre 2020 e 2022.
Com a boa repercussão dos produtos, decidiram abrir uma cafeteria. Em setembro de 2022 nasceu a Absurda Confeitaria, com a proposta de revisitar doces clássicos, unindo receitas tradicionais a novas combinações e foco na execução. Inicialmente, a operação era apenas por delivery, enquanto resolviam questões burocráticas do espaço físico.
Cinco meses depois, a confeitaria abriu as portas no Horto, em uma casa centenária reformada, em frente ao Jardim Botânico. O espaço aconchegante conta com sofás, mesinhas internas e externas, sendo também pet friendly. O cardápio destaca sobremesas como pudim de leite condensado, quindim de maracujá, cookies, brownie, bolo de banana com canela, carrot cake com cream cheese, bolo de brigadeiro, cheesecake de frutas vermelhas, pavê de cookies e eclairs ou tortinhas do dia.
Prêmios:
• Patissier do ano pela revista veja RJ em 2019/2020
• Patissier do ano pela revista veja RJ em 2023/2024
• Absurda melhor confeiteira pelo premio RIo Show em 2023 e em 2024
• Melhor doceira prazeres da mesa em 2023 e 2024
• Confeiteiro do ano pela revista prazeres da mesa em 2024
Instagram: @henriquerossanelli

MARCOS LIVI
Nascido em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, Marcos Livi é um dos nomes mais relevantes da gastronomia gaúcha. A paixão pela cozinha começou cedo, ainda na infância, quando ajudava no Xis da Dona Laura, lancheria da família. Com formação em Gastronomia pela Castelli e pelo Senac como Chef Internacional, construiu uma trajetória de mais de 40 anos na área, sendo três décadas delas no efervescente cenário gastronômico de São Paulo.
É idealizador do Grupo Bah, que reúne casas como os bares Verissimo e Quintana, o Brique e a pizzaria Napoli Centrale. De volta às origens, revitalizou o histórico hotel Parador Hampel, o mais antigo da Serra Gaúcha, onde comanda o restaurante Ana Terra e o projeto “A Ferro e Fogo” — experiência gastronômica ao ar livre que resgata técnicas de cocção ao fogo.
Reconhecido como o homem do fogo, Marcos Livi domina como poucos as artes da cocção e do assar, transformando brasas em palco e ingredientes em espetáculo. Seu trabalho com o fogo transcende a técnica: é cultura, é memória, é celebração.
Mais recentemente, expandiu para Santa Catarina, com o Vistta_SC, restaurante em Praia Grande, de frente para o cânion Malacara. Instalado em meio à natureza, o projeto une técnica e contemplação, apostando em uma “cozinha de altitude”.
Com uma carreira marcada pela inovação e pelo respeito às tradições, Marcos Livi continua a influenciar a gastronomia gaúcha, promovendo experiências que conectam o campo à mesa e valorizam a cultura regional.
Instagram: @marcoslivi
.jpg)
MAYARA TUBINO
Mayara Tubino, chef e fundadora da MT Gastronomia e Eventos, é formada pela UNIC Pantanal e pós-graduada em Cozinha Brasileira. Especialista em buffets de alto padrão, cria experiências gastronômicas únicas com excelência e sofisticação.
Instagram: @chefmayaratubino

MAURICIO MEURER
Por trás do Chef do Xingu está Maurício Meurer, cozinheiro nômade apaixonado pelo fogo, pelo churrasco e pela gastronomia regional. Natural de Maringá-PR e radicado no Mato Grosso desde 2013, ele já atuou em hamburguerias, padarias artesanais, buffets e consultorias, além de treinar merendeiras da rede estadual em parceria com a Acrismat e a Seduc-MT.
Com presença em festivais como Braseiro, Meatstock Brasil e Carne & Fogo, Maurício já cozinhou para chefs renomados e artistas como Guga Rocha, Lenin Palhano, Alceu Valença e Renato Teixeira, levando a cultura do churrasco para o Brasil e o mundo. Em 2024, representou o país na Expoalimentaria (Peru) e na Expocruz (Bolívia), além de participar do programa Expedição Araguaia-Xingu, no Canal Terra Viva.
Hoje, o Chef do Xingu segue sua jornada como embaixador da gastronomia regional, levando conhecimento, sabores e experiências únicas por onde passa.
Instagram: @ochefdoxingu
.jpg)
PRICILA MANZANO
Minha jornada começou em 2018 na escola de gastrônomia, onde me dediquei intensamente aos estudos da Alta Cozinha, sempre em busca de aprimorar minhas habilidades, visitas a restaurantes renomados, participação em consursos de prestigio. Chef de cozinha há quatro anos. Sou formada em Gatronomia pelo SENAC Santo Amaro/SP, em Administração pela faculdade de Cuiabá, Instrutora de gastronomia a dois anos. Hoje aplico esses conhecimentos para inspirar e transformar cozinhas profissionais e residênciais para alcançar serviços com excelência.
Instagram: @chefpri_manzan

WILLIAM PAIM
Enólogo graduado pelo IF Sertão - PE. Especialista Latu sensu em Viticultura. MBA em Gestão de Cooperativas. Sommelier Formado pela ABS -RS e WSET LEVEL 3.
Foi professor do curso de Sommelier da Faculdade Ruy Barbosa em Salvador - BA e Senac - RS.
Possui experiência na área de elaboração de vinhos, Sommelieria e serviço de vinhos. Atua há 10 anos na Cooperativa Vinícola Aurora passando pelas áreas de produção, turismo e vendas.
Instagram: @willsan e @vinicolaaurora

SUZANA CREMASCO
Apaixonada pela gastronomia desde a infância, Suzana Cremasco transformou sua vocação em negócio ao criar a Eat Cookies, onde cada receita é pensada para proporcionar experiências únicas através de cookies recheados.
Formada em Odontologia e atuando há mais de 12 anos como cirurgiã-dentista, Suzana sempre cultivou a paixão pela cozinha. A decisão de investir de forma profissional surgiu após inúmeros cursos gastronômicos e a vontade de unir praticidade, sabor e autenticidade em um produto que conquistasse o paladar de diferentes públicos.
Da primeira fornada caseira ao crescimento da marca, Suzana consolidou um cardápio com oito sabores irresistíveis, entre eles tradicional, nutella, brownie e pistache, que podem ser adquiridos individualmente ou em combos de degustação. Hoje, é ela quem cuida de todo o processo: da produção às entregas realizadas via iFood e WhatsApp.
Com planos de se dedicar integralmente à gastronomia, Suzana segue expandindo a Eat Cookies, unindo criatividade, dedicação e amor pelo que faz. Além da marca, compartilha seu talento também no Instagram, onde ensina receitas doces e salgadas que inspiram momentos de sabor e afeto.
Instagram: @eatcookiescuiaba

MIGUEL ANGELO
Formado em Gastronomia desde 2016, Miguel Ângelo construiu uma carreira sólida no setor, unindo conhecimento técnico e paixão pela arte de receber. É Sommelier Profissional pela ABS e possui certificação WSET Nível 1, o que reforça sua expertise em vinhos e harmonizações.
Com especialização em cozinha oriental e atuação também como bartender, transita com versatilidade pelo universo da gastronomia e das bebidas, explorando sabores e criando experiências únicas.
Atualmente, é Instrutor de Gastronomia no SENAC, onde compartilha conhecimento e inspira futuros profissionais da área. Além disso, atua como consultor para restaurantes, auxiliando em estratégias de gestão, otimização de operações e desenvolvimento de cardápios.
Sempre em busca de inovação, o Chef Miguel Ângelo segue expandindo suas habilidades e contribuindo para o fortalecimento da gastronomia em todas as suas formas.
Instagram: @miguelangelodicardo

JEANE SOUZA
Atua a 16 anos a área de gastronomia, sendo incentivada pela sua grande paixão no ramo alimentício, para se qualificar e atuar em diversos âmbitos gastronômicos, como cozinhas industriais de buffet, ala carte, bistrô, rede de fast food, padaria e carnes.
Hoje além de instrutora do Senac MT a 11 anos, se dedica também ao ramo de Eventos e Buffet, onde é Proprietária do Quitanda Majestic buffet. @quitandamajesticbuffet
Formada em gastronomia pela UNIC Pantanal 2009/01, Especialista em Gestão de pessoas 2012/01, ganhadora do Prêmio Dolmã de Ouro edição ouro/2018, Embaixadora da gastronomia Brasileira 2019 e assim recebendo por 3 anos consecutivos a Moção de Aplausos pela assembleia Legislativa de Mato Grosso, como reconhecimento do seu trabalho na Área da Gastronomia, mostrando assim sua dedicação, carinho e respeito pela Classe Gastronômica.
Instragram: @chefjeanedesouza

ANDRÉS LEAL
Apaixonado pelo fogo de chão, pela parrilla e por todas as possibilidades que a brasa oferece.
Participa do Festival Braseiro desde 2016, reunindo vivências que vão da criação de uma das primeiras hamburguerias artesanais de Cuiabá à gestão de restaurante especializado em carnes.
Atualmente, integra a Cozinha da Naydd, onde contribui com sua experiência e dedicação, valorizando a autenticidade da verdadeira culinária árabe.
Instagram: @andresleal88