top of page

CONVIDADOS

SPLASH.png

Profissionais e especialistas da gastronomia
que farão parte desta edição

AMAURY SANTOS.jpg

Amaury Santos

Amaury Santos nasceu em Cuiabá. Aos 9 anos ganhou sua primeira câmera fotográfica (love) de sua mãe e desde então se apaixonou pelos registros.

É Cirurgião dentista e fotógrafo das belezas da criação de Deus. Suas inspirações vem dos biomas do Mato Grosso, onde retrata: paisagens, cultura e vida selvagem. 
Com a natureza, tem uma grande conexão e através do seu olhar consegue captar o que há de mais belo, transformando registros fotográficos em “obras de arte ” para decoração de ambientes.

Possui publicações nas redes sociais da National Geographic, G1 – Terra da Gente, revista Camalote e participou do Projeto: Cores, mares e estrelas guias expondo sua obras em Paris, Roma, Barcelona, Viena e Amsterdã. Em 2020 venceu o concurso Brasília Photo Show, na categoria Agronegócio com a obra “Cavalos Pantaneiros” , 2021 vencedor do concurso da Embaixada dos EUA com a obra “Casal de Arara Azul”.

Em Cuiabá foi o proponente do projeto Cuiabá de Eulália, da Secretaria de Cultura (SECEL) Lei Aldir Blanc – homenageando a querida Dona Eulália (bolo de arroz). 


Seu trabalho autoral está exposto na galeria do @espaçolaprovence e no instagram @amaurysantosfotografo

Carlos Miranda 01.webp

Carlos Miranda

Após 20 anos na área de gestão de multinacional, o analista de sistemas, sempre apaixonado pela Gastronomia, Carlos Miranda, à 11 anos é Chef Executivo de Cozinha, proprietário de restaurante, consultor e Professor, Coordenador Universitário de Gastronomia, especialista em cozinha internacional & contemporânea, amante da tecnologia de carnes e apaixonado pelo fogo, a 6 anos dedica seus estudos e conhecimento à cozinha livre (outdoor Cooking), aplicando as 7 técnicas de fogos. Certificado pela Kansas City Barbecue Society, é Juri em competições American BBQ.

Instagram: @chefcarlosmiranda

Imagem do WhatsApp de 2023-09-15 à(s) 13.57.51.jpg

Elvio Resende

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com especialização em Gestão Financeiro pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o goiano de nascimento e mato-grossense de coração tem a sua história entrelaçada com o mundo da cerveja.  Trabalhando na área desde 1992, Elvio tornou-se um dos principais nomes no meio cervejeiro artesanal do Brasil. Formado no curso de Sommelier de cervejas da ABS-SP (Associação Brasileira de Sommelier), Mestre em Estilos de cervejas pelo Instituto da Cerveja- SP, recentemente também se tornou sommelier profissional de vinhos pela ABS-SP.  Ao longo dos últimos anos desenvolveu diversas atividades no segmento de cervejas e harmonização das quais listamos as principais abaixo. 


  • Eleito duas vezes como um dos 20 melhores Beersommeliers do Brasil no “CAMPEONATO BRASILEIRO DE SOMMELIER” realizado pelo Instituto da cerveja. 


  • Consultor de diversas cervejarias no estado de Mato Grosso (Louvada, Dogma, Boldbrewing, Bierland) 


  • Gestor da Cervejaria Serra Grande, eleita como uma das melhores cervejarias do Brasil pela revista Veja. 


  • Responsável pela gestão da carta de cervejas da Serra Grande, eleita recentemente como a melhor carta de cervejas de Cuiabá.  


  • Produtor e apresentador do programa “Cerveja para Descontrair” na Radio Centro América FM(99.1) 


  • Palestrante e pesquisador da cultura cervejeira do Brasil 


  • Especialista em harmonização e construção de cartas de cervejas harmonizadas. 

  • Professor convidado de cursos graduação e pós-graduação na área de gastronomia.

Instagram: @elvioresende

Enrique .jpg

Enrique Paredes

Cozinha com liberdade. Tatuada no antebraço e na alma, a frase traduz a carreira de Enrique Paredes – cozinheiro, baterista e artista autodidata. Na infância, do sofá, o menino devorava toda a grade do canal Gourmet; à mesa em casa, pratos à base de legumes, tubérculos e algas. Arroz, quinoa e aves do quintal eram costumeiros, enquanto outras carnes como coelho, cuy e carneiro não eram servidas na mesa sim elas não eram sacrificadas por ele junto a seus pães, foi essa a formação e a inspiração que o empurrou, aos 16 anos de idade, ao Instituto Gastronómico D'Gallia.

 

Alguns estágios, temporadas entre o Astrid Y Gastón e o Tanta, de Gastón Acurio, no Chile, eventos em restaurantes limenhos de respeito, uma temporada de quase 4 anos com o chef Carlos Testino do restaurante Lima 27 (um dos 10 melhores restaurantes peruanos do momento), viagens a países como México e Costa de Marfim, e Enrique alçou voo solo.

Nos últimos dias de 2015, abriu seu primer restaurante o “ Barra Khuda”, pequena barra gastronômica com uma cozinha autoral muito pessoal. Por trás dele, o jovem que projetou, pintou e decorou a garagem donde monto o restaurante com peças próprias, servia uma cozinha marítima mesclada a ingredientes de memórias familiares, como as folhas de bijao (usadas Tradicionalmente em tamales), o cushuro (alga tida por caviar peruano), a mashua (tubérculo andino) e a cocona (espécie de tomate amazônico), por exemplo.

Era uma cozinha divertida, despretensiosa e diferente. Era, claro, igualmente saborosa e bem executada, inevitavelmente sazonal. Era a expressão da “Cocina con Libertad”. Não à toa, de maneira pioneira, Enrique preparava menus degustações democráticos e recebia colegas para cozinhar. 

Em 2018 depois de fazer consultorias para alguns restaurantes e manter Barra Khuda como referência gastronômica em Lima Peru, o chef apertura ser segundo restaurante sonhado fora de seu paiz, e aí Nasceu o Ama.zo com o intuito de apresentar uma cozinha peruana autoral, com ingredientes do litoral, da serra e da selva. Muito diferente do balcão que servia 30 pessoas, o Ama.zo acomoda 200 comensais e atende a mais umas boas dezenas na espera – de uma só vez, com o mesmo cuidado, o que tem sido provado ao longo desse período.

No ano passado, Enrique foi um dos favoritos da terceira temporada de Top Chef Brasil (TV Record), aperturo um novo restaurante  em Arequipa Perú chamado  Indigo - cozinha de autor é um bar chamado Ambar , ademais aperturo a segunda unidade de restaurante Amazo no barrio Higienópolis e converteu seu primer restaurante Barra Khuda em um restaurante pop up estacional, e desde então, intensifica as pesquisas pelos novos produtos  nos viagems que ele gosta de fazer cada mês e os tons amazônicos e nativos que mistura junto com os frutos de mar são mais interessantes de experimentar.

Instagram: @chef_enrique_paredes

Fernando Mack 02.jpeg

Fernando Mack

Especialista em Gestão de Negócios da Alimentação e Tecnologia de cozinha, trabalhou nos restaurantes renomados em SP, os estrelados D.O.M e Kinoshita, atuou como Chef Executivo e gestor geral no melhor restaurante do Centro Oeste o premiado Mahalo , que fica em Cuiabá.

Como consultor com foco em gestão ajudou grandes empreendimentos gastronômicos nacionais, a 6 anos como consultor  da Graduação e da Pós Graduação da UNIVAG , já atuou em Resorts, Hotéis e Restaurantes, Casa de Carnes, Restaurantes Corporativos, Redes de Conveniência, Rede de Padarias.

Faz parte do conselho pedagógico do EGG em SP voltado a educação empreendedora em negócios da Gastronomia!

Hoje à frente da Mack Consultoria, empresa com equipe multidisciplinar especializada em soluções para o segmento de alimentação.

Fernando ainda divide seu tempo fazendo Palestras, treinamentos participa de Grandes Eventos nacionais, levanta as bandeiras da sustentabilidade e da Regionalidade.

Instagram: fernandomackbrasidorestaurante

giovanna foto 2.jpeg

Giovanna Grossi

Nascida em Jaú, interior de São Paulo, Giovanna Grossi cresceu em Maceió, capital alagoana, entre os sabores do cuscuz e da macaxeira.

Anos mais tarde na terra da garoa, Giovanna cursou gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi e ao final do curso partiu para a França. Lá estudou no Instituto Paul Bocuse, em Lyon, onde trabalhou no extinto e estrelado Arc en Ciel. Integrou a equipe do Le Taillevent (três estrelas Michelin), cursou confeitaria no Instituto Alain Ducasse e estagiou no Maison Pic, em Valence. Após um período no berço da gastronomia, Giovanna se inscreveu no Basque Culinary Center, em San Sebastian (Espanha), e passou uma temporada no Quique Dacosta; de lá seguiu para Barcelona, onde formou-se em confeitaria na Espai Sucre. 

Ao retornar para o Brasil, para participar do Bocuse d’Or (principal concurso gastronômico internacional para jovens chefs), vence - aos 23 anos de idade - a etapa brasileira, e no ano seguinte a latino-americana, no México. Em 2017 tornou-se a primeira mulher brasileira a chegar às finais mundiais, novamente em Lyon. 

Hoje a chef é jurada feminina da competição e comanda a Academia Brasil d’Or, uma organização sem fins lucrativos que ela mesma criou para divulgar nossa cozinha e formar times de competição para o Bocuse d’Or.

No Animus, a Chef Giovanna cria com ingredientes frescos e selvagens, onde a mudança das estações faz parte das experiências. Sua escolha é a de trabalhar com alimentos sazonais e brasileiros, procurando olhar para dentro, deixando florescer ao redor, e encontrando, assim, o caminho da alma.

Instagram: @giovannaagrossi

JAQUE CANDIL.jpeg

Jaque Candil

• Formada em Gastronomia pela Universidade de Cuiabá
• MBA em Gastronomia e Negócios em alimentação pela Faculdade Cambury - GO 
• Docente no curso de Gastronomia do Univag 2018-2021 
• chef de cozinha e consultora em estabelecimentos de A&B em Cuiabá e Rondônia 
• Fundadora e Chef Executiva na  Grano Santo Padaria Artesanal - Lucas do Rio Verde

Instagram: @jaquecandil

MARCELO002.jpg

Marcelo Pudim

Goiano de nascimento, Marcelo mudou-se há 10 anos para Cuiabá para cursar Direito.

Após enfrentar reviravolta na vida, a terapia o levou para a faculdade de Gastronomia e para a cozinha.

Especializou-se em pudim, tornando-se referência nacional e internacional no doce. 

É estudante de Pâtisserie no Le Cordon Bleu.

Instagram: @_marcelopudim

Marcus Alves 01.webp

Marcus Alves

Chef de cozinha, professor de gastronomia, personal chef, especialista eventos personalizados. Gastrônomo formado em 2019 ( com a maior nota média histórica de um aluno) se especializou na Le Cordon Bleu-SP. Natural de Guiratinga-MT, é um dos mais destacados e premiados da nova geração, inclusive recebendo o título de Chef Revelação do Ano 2020. Indicado a várias honrarias e prêmios, sendo o mais recente o Prêmio Dolmã 2021 e 2022.

Instagram: marcus.alves

52141672-07ef-403e-b17c-f7e47edf422d.jfif

Paula Borges

Inquietude e criatividade, essa é a marca registrada da chef Paula Borges proprietária do Verso Gastrobar. 

A Chef, que já passou por restaurantes mundialmente famosos e com 3 estrelas Michelin como o Central (Peru) Celler de Can Roca e Quique Dacosta (Espanha) além de ter chefiado um dos restaurantes mais queridinhos no Rio de Janeiro, o Aprazível, está abraçando projetos novos e que vão pautar a gastronomia regional, o Pantanal Cozinha Brasil e a Casa Cor Mato Grosso. 

Quem tiver a oportunidade de presenciar a gastronomia de Paula em um desses eventos pode ter certeza de uma coisa. A de que irá vivenciar sabores diversos, originais e que contam, por meio das notas de paladar, toda a experiência que ela viveu ao cozinhar mundo afora, em pratos únicos.

Habilidade de uma profissional que se formou pela Le Cordon Bleu e rodou países como Colômbia e Itália e Peru para ganhar expertise e levar verdadeiras vivências gastronômicas ao seu público. 

O Verso Gastrobar funciona com serviço de jantar e, aos finais de semana, conta com café da manhã e almoço.

Instagram: paulaborges_o

WhatsApp Image 2023-09-15 at 09.42.24.jpeg

Paulo Cruz

Paulo Cruz é um açougueiro de sucesso há mais de 20 anos.
Chef churrasqueiro e proprietário do Brutusrestaurante, Paulo foi campeão do Concurso MTSTEAK, onde elegeu um corte bovino inovador para representar Mato Grosso mundo a fora. E está super empolgado para Compartilhar seus conhecimentos no Pantanal Cozinha Brasil 2023.

Instagram: @paulocruzbr2.0

WhatsApp Image 2023-09-15 at 09.42.22.jpeg
WhatsApp Image 2023-09-15 at 09.42.23.jpeg
WhatsApp Image 2023-09-15 at 09.42.24.jpeg
369505504_1344769683131342_649097989243045171_n.webp
VictorMuzzi-4528.jpg

Pedro Godoy

Pedro Godoy, graduado em Gastronomia (SENAC), ex Tapa de Cuadril, Oficina do sabor, Thaal cuisine e Beijupirá Olinda,  foi chef de cozinha do Beijupira de Porto de Galinhas.

 

Professor e chef de cozinha da Oficina De Chefs e Casa Rosada. Chef-consultor dos restaurantes Vaporetto e Beleleu, seguiu para Austrália, onde por três anos, afinou o contato com a alta gastronomia, trabalhou em restaurantes premiados como o The Fish House e no Maha, em Melbourne.

 

De volta ao Brasil, em 2019, participou do Masterchef Profissional (BAND), assumiu o posto de chef executivo do Wiella Bistrô e hoje tem seu próprio negócio: o Arvo Restaurante.

Instagram: @pedrovgodoy

Thaise Germano 02.webp

Thaise Germano

Founder do Chocolate Biomas, primeira fábrica de chocolates bean to bar do Estado de Mato Grosso. Chocolate Maker e Consultora de Alimentos na área de boas práticas de produção de cacau, chocolate e pós-colheita. Com ênfase no Processamento de Produtos Regionais.

Instagram: thaise.germano

bottom of page