CONVIDADOS

Profissionais e especialistas da gastronomia que farão parte desta edição

André Castro

Há 21 anos André Castro trabalha no segmento de alimentos e bebidas. Seu currículo soma passagem por redes hoteleiras e restaurantes de diversos países. É sommelier internacional e degustador profissional de azeites. Sua cozinha tem foco em técnicas de países banhados pelo mar Mediterrâneo, sem perder a forte influência da culinária brasileira, bem como a pesquisa sistemática de seus ingredientes. Atualmente é chef-proprietário do restaurante Authoral, em Brasília.
Em 2018 ganhou os prêmios de restaurante revelação e de chef do ano pelo VEJA COMER & BEBER.

Ângela Guedes

Publicitária de formação,  confeiteira por paixão. 

Desde menina, sempre amou preparar doces e mimar os amigos e família com suas guloseimas. Pelos 21 anos, passou a se interessar por uma alimentação mais saudável e começou a buscar mais conhecimento na área.  Aos 30, ingressou na Faculdade  de Gastronomia, a qual não completou pois precisou cuidar de um empreendimento familiar.

6 anos atrás, decidiu preparar os próprios pães em casa, de forma mais saudável. Fizeram tanto sucesso que logo amigos e familiares passaram a encomendar. Uma tia, que havia recentemente descoberto intolerância ao glúten,  pediu-lhe que preparasse um pão que fosse saboroso. E assim, enveredou-se por esse mundo das delícias sem trigo. A paixão pelos doces falou mais alto e logo estava na Levain Escola de Panificação para um curso de panificação e confeitaria sem gluten e sem laticínios. Foi o início das encomendas para intolerantes à lactose e um novo horizonte se descortinou! Descobriu receitas veganas deliciosas, fez diversos cursos na área para aprender e entender melhor como uma receita assim funciona e optou por um nicho onde as receitas são mais saudáveis, sim; são para pessoas com restrição alimentar, sim; mas fundamentalmente, são receitas que lembrem ou até mesmo sejam mais gostosas que as tradicionais, repletas de trigo e laticínios. Próximo passo foi repassar conhecimento: oficinas, workshops,  cursos, consultorias. 

 

Hoje, é extremamente feliz nesse caminho que decidiu seguir.

Ariani Malouf

Chef de cozinha formada pela Le Cordon Bleu, de Paris, está à frente do premiadíssimo Mahalo Cozinha Criativa, considerado o melhor restaurante do Centro-Oeste pelo Guia Quatro Rodas 2014, com duas estrelas. Engajada, dedicada, colocou Cuiabá na rota da alta gastronomia. Constantemente em busca de novos conhecimentos e ávida por trocar experiências, está sempre participando de eventos nacionais e internacionais e desenvolve um trabalho em que convida grandes chefs do Brasil e do exterior para compartilhar a cozinha do Mahalo.

Tati Mendes

Barbara Bonfiglio 

Barbara Bonfiglio Biancon, Gastrônoma, com especializição em culinária Italiana no renomado ICIF na região de Piemonte, comuna de Asti - Italia.

Chef de cozinha no tradicional Restaurante Chalé do Italiano em Sinop. Apaixonada pela boa comida, em busca sempre de inovação sem perder suas raizes!

Bruno Kimura

Chefe de cozinha do Hotel Sesc Porto Cercado, formado em Gastronomia em 2007 pelo Senac Águas de São Pedro e especialista em Gestão de negócios em serviços de alimentação pelo Senac São Paulo.

 

Trabalhou em restaurantes e buffets em Cuiabá, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em navio de cruzeiros.

 

Foi professor de Gastronomia no Centro universitário Univag por três anos e está sempre em busca de conhecimento e novos desafios profissionais.

Carlos Ribeiro

Professor e Pesquisador em história da alimentação – Autor de vários livros de  gastronomia  – Doutorando e Mestre pela Universidade de São Paulo. Com experiência como chef de cozinha em alguns restaurantes paulistanos entre eles foi sócio proprietário por 10 anos do Na Cozinha no qual recebeu vários prêmios como cozinha brasileira e reconhecido como melhor picadinho de São Paulo pelos veículos Estadão Paladar e Revista Época São Paulo.
Autor de livros: Comida é Arte, Culinária Japonesa para  Brasileiros, Comida de Santo que Se Come e Oxum Doçaria fina e Quitutes.
Foto: Cristiano Lopes.

Carol Manhozo

Chef de cozinha do restaurante Flor Negra, premiada pelo júri Veja Comer & Beber 2019 como melhor chefe de cozinha do estado, Ana Carolina Manhozo vem de uma família em que as mesas fartas eram uma constante, o que se explica pela ascendência italiana e espanhola.

Antes de aterrissar nas cozinhas profissionais, ela fez um longo vôo. Fez curso de comissária de bordo e trabalhou na área por quase seis anos até que decidiu estudar gastronomia. Ao fim do curso, depois de fazer estágios no Mahalo Cozinha Criativa e no Haru Cozinha Oriental decidiu morar fora do Brasil e escolheu Dublin, na Irlanda, onde trabalhou em catering, cafés e restaurante por dois anos. Na volta ao Brasil fez estágio no restaurante Epice (SP) e ao retornar a Cuiabá trabalhou no restaurante Seu Majó e no Hotel Delmond.

Hoje, com o apoio e suporte do proprietário do Flor Negra, Júlio Valmórbida, ela faz compras, elabora cardápios, organiza a brigada de cozinha e faz os próprios pães do couvert, uma atração à parte na casa.

Célia Regina Gonçalves Tabacchi

Paulista com mais tempo de Cuiabá do que da sua terra natal, é a pioneira em panificação artesanal e fermentação natural em Cuiabá, abrindo a Panetteria Tabacchi, primeira padaria deste tipo na cidade em 2013, inovando na divulgação de um conceito até então pouco conhecido na região, novo para os padrões deste mundo de pré-misturas, mas antigo na história do pão, que se confunde com a história da humanidade.
Fonoaudióloga de formação, reinventando a sua vida profissional ao se apaixonar pelo mundo da fermentação natural, adepta de sempre da alimentação saudável, aquela livre de conservantes e outros produtos químicos que não fazem parte das receitas originais dos produtos desenvolvidos em sua padaria, trabalhando com produtores locais e agricultura familiar e desenvolvendo um trabalho de conscientização sobre a importância da reciclagem de resíduos e preservação do meio ambiente.

Cristiane Caldeira

Coach Familiar, consultora em educação positiva para crianças, adolescentes e adultos. Palestrante e facilitadora de diálogos que valorizem a essência de cada um, contribuindo para a mudança do mundo através da escuta ativa, da empatia e do amor. A educação positiva é a linha intermediária entre as punições e premiações e a permissividade.

Criadora e autora do Blog Sabor Materno, que há mais de 7 anos se dedica a propagar uma maternidade leve, descomplicada e consciente. 

Realiza atendimentos e treinamentos familiares, empresariais e para professores sobre Disciplina Positiva e Comunicação Não Violenta - CNV.

Acredita que o mundo muda através do acolhimento dos sentimentos das pessoas e do serviço que a essência de cada um pode prestar ao mundo.

Dani Faria Lima

Personal healthy chef, atua na gastronomia desde muito cedo. Atualmente dá treinamentos individuais e coletivos de como cozinhar de uma forma mais saudável. Formada em administração de empresas, se especializeu em docência do ensino superior. Além de ser apaixonada pela gastronomia saudável desde sempre! Encantada e interessada pela gastronomia desde os doze anos de idade e sempre se dedicou à carreira de pesquisadora, buscando o conhecimento profundo sobre: alimentação, saúde, atividade física, culinária saudável, healing food, longevidade, entre outros temas. Esse estilo de vida a acompanha desde muito cedo mudou sua vida e da sua família e amigos.

Elvio Resende

Elvio Resende é parte da história da cerveja artesanal em Cuiabá, especialmente após se tornar sócio proprietário do Empório Casa Grande, um espaço reservado à degustação de cervejas especiais.

Economista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, se interessou pela cerveja e se formou beersommerlier, pela Associação Brasileira de Sommeliers,de São Paulo. Especializado em análise sensorial de cervejas, criação e implantação de cartas de cervejas e harmonização com cervejas.

Consultor e distribuidor de diversas microcervejarias em Mato Grosso e palestrante na área de cervejas especiais, foi considerado um dos 25 melhores sommeliers de cerveja do Brasil, pelo Instituto da Cerveja de SP em 2014 e 2016.

EUGÊNIO BASILE

Produtor e maior distribuidor de méis nativos (de terroir) do Brasil, Eugênio Basile é CEO da empresa MBEE, criada por ele e sua mulher Márcia com a missão de trazer um novo posicionamento do mel no mercado brasileiro.

Apaixonado pelos meles brasileiros e inconformado com a redução do consumo per capta em nosso mercado e pelo pouco prestígio que o mel tem na gastronomia atual, ele trabalha para mudar esse cenário e tirar o estigma de um produto para ser usado quando se está doente ou para uso exclusivo no café da manhã. Quer o mel reconhecido como um ingrediente que, além de trazer prazer, está ligado à saúde e à sustentabilidade.

Apoia e incentiva a produção de abelhas nativas e meles brasileiros, distribui para os melhores e maiores chef e restaurantes do Brasil.

Membro do Slow Food Brasil, defende a bandeira dos produtos brasileiros e da preservação de nossas abelhas nativas.

Eugenio Echeverria

Natural de Santiago do Chile formou-se em Engenharia. Hoje é diretor executivo Latam da Viña Luis Felipe Edwards. Possui os certificados internacionais: 'International Higher Certificate in Wines & Spirit" e "Advance Level in Wines & Spirit" pela Wine & Spirit Education Trust, além de "Educador del Vino de Jerez" pelo Conselho Regulador de Jerez. Atualmente é candidato ao nível de Diploma WSET® em Vinhos, Licores e Destilados pela WSET®. É credenciado como professor regular dos Níveis 1 (Introdutório em Vinhos) e  2 (Intermediário em vinhos, licores e destilados) e o agente autorizado pela instituição britânica Wine & Spirit Education Trust® a ministrar seus cursos no Brasil, Colômbia e Chile.

FABRICIO LEMOS

Chef e sócio dos restaurantes Origem e Ori, em Salvador,  morou 13 anos nos Estados Unidos, onde se formou na Le Cordon Bleu. Trabalhou em restaurantes da luxuosa rede de hotéis The Ritz-Carlton - Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island, na Florida -, acumulando larga experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, francesa e espanhola. Retornou a Salvador em 2010, disposto a disseminar uma nova gastronomia local. Depois de uma rápida passagem pelo Restaurante Mistura, em Itapuã, Fabrício foi responsável pela criação do conceito da cozinha do Al Mare. O resultado lhe rendeu o título de Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador em 2014. No ano seguinte, já à frente do Amado, eleito melhor restaurante de Frutos do Mar do Brasil pela revista Gula.

No mesmo ano, recebeu os prêmios de Chef Revelação do Brasil e de Melhor Restaurante do Nordeste para o Amado pela Revista Prazeres da Mesa. Em 2017, foi novamente escolhido Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador, dessa vez pelo trabalho autoral no restaurante Origem, onde é sócio da mulher Lisiane Arouca. A casa também foi escolhida em três categorias da premiação 2018/2019: Melhor da Cidade, Melhor Variado/Contemporâneo e Chef do Ano.

Em dezembro e 2018, abriu ao lado da mulher, sua segunda casa em Salvador, o Ori, com conceito mais casual.

Oficina- Cozinha afetiva baiana que conquistou o Brasil.


Arroz crocante + camarão + vatapá + carne de fumeiro + quiabo 

Peixe + mini arroz + Licuri + caldo de lambreta + azeite de coentro

Carne do Sol + mousseline de aipim + demi + picles de cebola roxa +salsa verde.

Fernando Mack

Com especialidade em cozinha contemporânea,  o chef Fernando Mack trabalhou nos renomados restaurantes em SP, os premiados D.O.M. e Kinoshita. Depois que fixou residência em Cuiabá, comandou por mais 3 anos o melhor restaurante do Centro-Oeste, segundo o Guia 4 Rodas, o 2 estrelas Mahalo Cozinha Criativa.

Hoje, Fernando divide seu tempo em cursos, fazendo palestras em grandes eventos nacionais para onde leva os sabores de Mato Grosso. Presta consultorias para grandes empreendimentos gastronômicos, tendo clientes nacionais, universidades, resorts, hotéis e restaurantes.

Além disso, desenvolve um importante trabalho de pesquisa de ingredientes genuinamente mato-grossenses, assunto tema de seus primeiro livro solo, que se encontra em processo de produção.

Ele participou do livro “Temperos do Brasil“, representando Mato Grosso.

Francyne Rabaioli

Francyne Rabaioli é arquiteta e de forma despretensiosa e apaixonante, inicia um novo capítulo ao falar de gastronomia. Proprietária do Restaurante Canto cozinha e conforto decidiu então criar um lugar que pudesse envolver suas duas formações e falar de arquitetura e gastronomia. O Canto consolida uma atmosfera completa com jeito especial de ser e fazer. Um ambiente para estar e compartilhar momentos especiais ou simplesmente trazer mais bossa ao dia. Com um cardápio simples, e muito amor em suas combinações, traz conceito que busca uma gastronomia contemporânea descomplicada e um jeito mais próximo e especial de servir. O Canto traz além de boa comida, hospitalidade!

Henrique Sverzut Freire de Andrade

Nascido em 1991, na cidade de São Carlos, interior do Estado de São Paulo. Casado com a Deusilene e pai da Alice e do João Henrique. Engenheiro Florestal e Licenciado em Ciências Agrárias pela Universidade de São Paulo. Conduz o mestrado com a restauração de ecossistemas do Cerrado. Atuou em diversas frentes relacionadas com sustentabilidade, mas principalmente vinculados à restauração florestal, silvicultura de espécies nativas e manejo florestal sustentável, em diversos biomas brasileiros. Atualmente, no Sesc Pantanal, atua com restauração de ecossistemas, produção sustentável de alimentos, manejo e conservação da fauna e flora silvestres e reaproveitamento de resíduos orgânicos das cozinhas do Parque Sesc Serra Azul.

Hugo Rodas

Proprietário e chef de cozinha do restaurante Seo Majó (com duas unidades em Cuiabá), o paulista de origem árabe e espanhola estagiou no premiadíssimo Aroma (Roma, Itália) e atuou nas cozinhas do Epice (São Paulo) e Mahalo, em Cuiabá. Formado pela Unic, complementou sua formação com cursos de cozinha molecular, japonesa e contemporânea.

Participou de eventos como o Mistura, considerada a feira gastronômica mais importante da América Latina, em Lima (Peru) e do Cata Guavira, em Bonito, Mato Grosso do Sul, promovido pelo Movimento Slow Food.

Seus pratos sofrem influência da contemporânea cozinha ítalo-brasileira aliada aos estilos regionais, como o do Cerrado. Prefere  trabalhar com produtos orgânicos, de criação própria, como o caju, pato, ovos, verduras e legumes, que dão origem aos sabores tão intensos e harmoniosos dos seus pratos.

Jeane de Souza Morais

Embaixadora da Gastronomia Brasileira 2019 e ganhadora do Prêmio Dólmã edição Ouro/2018, a chef atua na área de alimentos e bebidas há 10 anos.

Ao longo de todo esse tempo vem se qualificando e atuando em diversas áreas da gastronomia, como cozinhas industriais de buffet, à la carte, bistrô, fast food, eventos e padaria, que vem sendo sua maior atuação e paixão no momento. 

Esteve à frente do preparo do bolo de 300 metros servido na comemoração do tricentenário de Cuiabá, completados no dia 8 de abril.

Formada em gastronomia, é especialista em gestão de pessoas e tem formação técnica em confeitaria e gastronomia brasileira.

Discente de engenharia de alimentos pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), é instrutora de gastronomia do SENAC.

Lamonnyel de Moraes

Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, o cuiabano Lamonnyel de Moraes deixou de lado o trabalho como consultor empresarial para se dedicar à paixão pela carne.

Em 2015, partiu para o curso de cozinheiro no Senac e, em seguida, foi para São Paulo se especializar em churrascos, dry aged (maturação a seco), defumação e cortes especiais. Desde 2016, é sócio proprietário do Açougue 154, além de trabalhar como churrasqueiro a domicílio, oferecendo todo o necessário: churrasqueira, carne, sal e guarnições (alguns legumes e farofa). Só trabalha com a churrasqueira parrilla e cortes nobres.

Tem participado de festivais de churrasco, como Braseiro, em Rondonópolis, Barba, Grelha e Bigode, Clube do Churrasqueiro (Cuiabá), Bárbaros (São Paulo) e Carnívoros Barbecue (Belém do Pará).

LISIANE AROUCA

A gastronomia é um traço forte na cultura baiana. Nascida em Salvador, Lisiane Arouca começou a se interessar pelos doces ainda pequena. Durante as férias, passadas em Ilhéus, ela trocava as brincadeiras da rua pela companhia das tias confeiteiras.

Iniciou sua formação inda muito jovem, na Faculdade de Belas Artes (UFBA), mas não demorou muito para encontrar sua plataforma de manifestação artística: os bolos confeitados. Decidiu então seguir carreira na culinária, formando-se em gastronomia pela Estácio Bahia e chef de cozinha pelo Senac.

Trabalhou em restaurantes de Salvador como chef confeiteira, assinando os cardápios de sobremesas. Por quatro anos, foi sócia proprietária da 4Chef's, empresa especializada em confeitaria personalizada.

Em 2016, em sociedade com o chef Fabrício Lemos, seu marido, abriu o restaurante Origem, que traz a gastronomia baiana como conceito, combinando técnica e memória afetiva, invenção e tradição.

Em 2018, o casal abriu sua segunda casa em Salvador, o Ori, com uma pegada mais casual, onde investem em ingredientes locais e inovam a cozinha baiana.

Em ambas as casas, as sobremesas são um ponto alto do cardápio e não se pode esquecer jamais de deixar espaço para elas.

Oficina de confeitaria - Tema: chocolate não te faz perguntas, ele te entende.

SURPRESA DE CHOCOLATE

mousse de chocolate de origem, praline de castanhas e licuri, croutons de búlgara , amoras , morangos , mousse de creme inglês e tuille amanteigada

MIL FOLHAS DE BANANA

creme de requeijão manteiga, mousse de banana caramelada, espuma de canela, sorvete de doce de leite, banana e requeijão brulê

Luís Fernando Nonato

Formado em Ciências Contábeis 
Pôs em Gestão empresarial pela FGV
Presidente Abrasel entre os anos 2009 a 2014
Presidente do projeto caminhos do sabor em MT levando gestão a 7 destinos turísticos do Estado no ano de 2011.
Cursando gastronomia. 
Sócio Grupo Belo ( Casa do Cupim e Boi Grill Meats Club) é um apaixonado por churrasco e todo universo que envolve a carne bovina mato-grossense.

Luiz Roberto Corrêa Lima 

Idealizador do primeiro curso de vinho ministrado em Cuiabá, há quase duas décadas, considerado um marco na difusão do conhecimento da bebida ao público cuiabano, e promovido pelo supermercado Big Lar, onde é sommelier desde então, Luiz Roberto Corrêa Lima tem uma vasta experiência no assunto, com conhecimentos práticos e teóricos. 

Entre os cursos realizados estão Introdução ao Vinho, da Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho; Básico de Vinhos e de Países, da Associação Brasileira de Sommeliers, ambas em São Paulo. Participou também dos cursos da Wine School – nível 1 (introdução prática ao mundo do vinho), nível 2 (conhecimento das principais variedades de uvas e regiões onde são cultivadas) e nível 3 (habilidades de degustação analítica, por meio de uma série selecionada de 82 amostras, para descrição precisa do vinho). 

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, com pós-graduação em Chef de Cozinha Brasileira, Marcelo Cotrin foi indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores chefs de Mato Grosso no ano de 2015.  Estagiou nos premiadíssimos restaurantes Epice, do chef Alberto Landgraf, Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M., ambos do chef Alex Atala, todos em São Paulo (SP).    

Foi colunista gastronômico do extinto jornal Folha do Estado, onde sempre lutou (e continua lutando) pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com Eventos gastronômicos personalizados.

Atualmente é consultor gastronômico responsável pelas receitas dos Supermercados Big Lar e presta consultorias em todo o Estado de Mato Grosso.

Marcelo de Oliveira

Advogado por formação, escolheu migrar para a gastronomia após uma longa história de seu Avô e seu Pai em Cuiabá, também no segmento de Padaria. 

Marcelo iniciou os estudos com o Curso de Padeiro Profissional da Escola Levain em SP, do Chef Rogério Shimura. 

Fez Estágio na Santo Pão em SP, antes de partir para curso de padeiro na San Francisco Baking Institute, em San Francisco, na Califórnia. 

Hoje Proprietário e Padeiro da Bakehouse 44 - Padaria Artesanal, que está com suas portas abertas há 3 anos, já eleita pela Veja Comer e Beber na edição de 2017/2018 como melhor Padaria de Cuiabá.

Marcos Almeida

Paulistano de nascimento e Cuiabano de coração

Graduado em Gastronomia. Formado pela renomada  Scuola Italiana de Pizzaioli, com especializações na Itália (Pizza e Pães), em Portugal (Pães e Pastelaria) e França (Pães e Viennoiserie - France Panificação).

Proprietário e Chef padeiro da Boulangerie Studio do Pão, eleita pela revista Veja melhor padaria de Cuiabá 2019-2020.

E membro da FIC

Mario Marcio de Campos

Bacharel em administração pelo Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), Mario Marcio de Campos é sommelier, consultor de vinhos do supermercado Big Lar e, também, barista. Como sommelier, passou pelos cursos de formação e introdução ao mundo do vinho, pela Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV-SP); de sommeliers e profissionais, pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP); e pelo módulo de nível 3 da Wine School, onde desenvolveu habilidades de degustação, por meio de uma série selecionada de 82 amostras, qualificando-o para descrever a bebida com precisão. 

Como barista, participou do curso no Sindicafé-SP (Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo), com conhecimentos sobre o produto (da planta à xícara), execução e degustação de todos os métodos de preparo de café.

Pós graduação Executivo em Gestão Comercial- IPOG Cuiabá.

Pablo Onzi Perini

Formado em Publicidade e Propaganda (Comunicação Social) com habilitação em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing- de Porto Alegre

Atual diretor de Marketing da Casa Perini - http://www.casaperini.com.br/2017/home/agecheck

Formado Sommelier Internacional pela FISAR (Federazione Italiana Sommelier Albergatori e Ristoratori) e graduado no nível 3 do WSET (Wine and Spirit Education Trust)

PAULO MACHADO

Ele é o que se pode chamar de um profissional plural. Mestre em hospitalidade, chef do Instituto Paulo Machado, colunista de gastronomia da rádio CBN Campo Grande (MS), além de ministrar aulas sobre gastronomia pelo Brasil e pelo mundo. Desde 2013, realiza Food Safaris, expedições gastronômicas que possibilitam uma profunda imersão na cultura alimentar das cidades ou países por onde passa.

No currículo de Paulo ainda estão estudos e períodos de trabalho em restaurantes da Europa e do Brasil. Estudou no Instituto Paul Bocuse, fez estágios em vários restaurantes, inclusive no espanhol Martin Berasategui. Já promoveu Festivais de Cozinha Brasileira em mais de 15 países com destaque para Tailândia, Quênia, Itália, China e Singapura.

Em 2015, recebeu o Prêmio Dólmã de melhor chef de cozinha na categoria Nacional e, em 2018, foi vencedor do concurso do programa Fantástico (TV Globo) com o melhor estrogonofe do Brasil, feito com carne de jacaré.

Considerado o guardião da cozinha pantaneira, o chef sul-mato-grossense é um dos grandes nomes que estudam a culinária regional do Brasil.

RENATA VANZETTO

Com 30 anos a incontrolável Renata Vanzetto já tem um rico currículo de realizações.  A sua primeira empreitada já rompeu a barreira dos 10 anos e, ao longo de mais de uma década, muita coisa mudou na vida de sua criadora. Hoje Renata comanda um grupo que soma nove bem-sucedidos empreendimentos. Além da matriz na praia e duas unidades do Marakuthai em São Paulo (nos Jardins e no Itaim), somam-se a esses dois buffets (Ilhabela que atende o litoral norte e o de São Paulo que responde pelos serviços na capital e interior do Estado), o espaço de eventos Casa Vanzetto, dividindo um mesmo imóvel nos Jardins, o bar MeGusta e o restaurante autoral Ema, Matilda Lanches e o recém inaugurado Muquifo, um restaurante dedicado aos pratos que fazem parte de sua memória.  

 

Quando adolescente, a paulistana que se mudou para o litoral com apenas um ano gostava de ver sua vó cozinhando. Autodidata, aprendeu parte do que sabe botando a mão na massa em uma temporada de estágio na Europa, onde trabalhou em restaurantes renomados. Em 2011, ela fez um estágio por quatro semanas com o chef René Redzepi na cozinha do dinamarquês Noma, então considerado o restaurante número 1 do mundo pelo The World’s 50 Best da revista inglesa Restaurant, passagem que trouxe ainda mais bagagem a chef. Foi uma experiência incrível que ela gostaria de repetir, possivelmente em São Francisco, cidade cuja diversidade gastronômica deixou Renata entusiasmada.

 

Com um time majoritariamente feminino, Renata conta com as mulheres da família para poder fazer o que mais gosta: cozinhar. A mãe Silvia Camargo, a irmã Luiza Vanzetto, a prima Aline Frey e as tias cuidam da parte burocrática dos negócios para que a chef crie. E a instintiva Renata cria, inventa e idealiza pratos, cardápios e projetos com uma facilidade que espanta quem acompanha de perto. Pode-se ver esta inquietação no EMA, restaurante qual lhe proporciona maior liberdade para mudanças e nasceu com este propósito, o de oferecer menus diferentes semana a semana. Em paralelo a sua intensa rotina pilotando todas essas cozinhas, ela também participou de três edições do reality show “Cozinheiros em Ação”,  exibido entre 2013 e 2015, e mais recentemente com o programa “Chef ao pé d`ouvido”, ambos pelo canal GNT.

Roberta Maraschim

Advogada, nascida em Santa Catarina, quando descobriu sua verdadeira paixão, decidiu mudar completamente a direção da sua carreira;
Com formação e pós-graduanda em Gastronomia, participou de diversos cursos técnicos na área no Brasil.
Trabalhou no projeto Chef Convidado no restaurante Tuju, em São Paulo e passou por diversos restaurantes em Cuiabá.
Atualmente reside em Cuiabá e trabalha na Mack Consultoria na área de operações.

Rodrigo Nogueira

Traduzindo a melhor percepção de sabores e aromas  na arte de fazer pães, Rodrigo Manuel é CEO da Pão&Arte, empresa de Cuiabá que atende o mercado nacional e está ampliando seus horizontes para o mercado Asiático e Europeu.

Com seu espirito inovador, fundou em 1999 a PAO&ARTE FROZEN BREAD, indústria do segmento de panificação, que produz vários tipos pães congelados (pão francês, pães de queijo, pães doces e pães especiais).

O empreendedorismo para atingir o sucesso dos negócios está focado na estratégia central da Pão&Arte de crescer de forma sustentável, consolidando e perpetuando a marca no mercado de panificação.

É membro do conselho diretivo na federação das industrias e do sindicato da panificação de Mato Grosso.

Apresentou os produtos da Pão&Arte em feiras de alimentos no Canadá, China e Alemanha.

Thiago Suíço

Apaixonado pela gastronomia desde seus 16 anos de idade. Natural de Cuiabá, ele já morou na Suíça e iniciou seu caminho com carnes com o projeto audiovisual A Boa Carne - Acrimat e hoje proprietario do Barba Grelha e Bigode. 
É pioneiro e especialista em defumação da região centro-oeste e já se envolveu com diversos outros projetos como eventos de rua, food truck, hamburgueria.

Vanessa Vilá de Arruda

Apaixonada por café, a cuiabana Vanessa Arruda transformou um sonho antigo em realidade com a criação do Amado Grão, que é considerado por especialistas como a primeira e única cafeteria da “terceira onda” do estado de Mato Grosso.
Vanessa optou por deixar de lado as suas formações acadêmicas para se tornar barista e, hoje, já carrega no curriculum o importante certificado “SCA” (Specialty Coffee Association), que é a principal associação de cafés especiais do mundo. Inclusive, o Amado Grão é a primeira cafeteria Mato-grossense que aparece entre os membros da “BSCA” (Brazilian Specialty Coffee Association), sendo (apenas) a 20ª cafeteria brasileira neste seleto rol.


Vanessa vem desenvolvendo um excelente trabalho no trato do café, desenvolvendo, ela mesma, a torra do seu carro chefe, um pontuadíssimo Catuaí Vermelho que é plantado na Serra do Caparaó – MG e que é quase todo exportado para os países europeus. 
A verdade é que Vanessa e o Amado Grão vieram para revolucionar o cenário cafeeiro da nossa região, levantando a cultura dos cafés especiais como bandeira e tendo seu atendimento acolhedor e espaço aconchegante como alicerces de seus bons produtos. Fato é, que em seu primeiro ano de funcionamento, já conquistaram o coração dos clientes e da crítica cuiabana, já estampando em seu espaço a placa que reconhece a sua vitória pelo requisitado prêmio “Veja Comer e Beber”, na categoria (é claro) de melhor café de capital, do ano de  2019.

Waldemar Untar

Administrador de empresas, bacharel em direito, pós-graduado em gestão de negócios, cozinheiro e gastrônomo apaixonado, Waldemar Untar optou pela gastronomia, concluindo o curso em 2014, pela Unic (Universidade de Cuiabá). Enquanto estudava, estagiou, entre outros, no (restaurante) Dom Sebastião e participou do evento da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, sediado em Cuiabá, cuja diretora regional é a chef Ariani Malouf. Ainda recém-formado, conquistou o primeiro lugar na Gincana Mato-grossense de 2015 promovida pela Acrismat e Senac.

À frente da Wal Untar Eventos & Gastronomia, desde 2016, é na cozinha do espaço onde deixa fluir sua criatividade, usando e abusando de ingredientes regionais, com releituras de pratos tradicionais da culinária da terra.

É pós-graduando em chef de cozinha brasileira.

11 e 12 de outubro - 2019

Acompanhe-nos

© 2019 by Pantanal Cozinha Brasil - GFP Publicidade

o sabor da gastronomia te espera neste evento recheado de atrações.