CONVIDADOS

Profissionais e especialistas da gastronomia que farão parte desta edição

Alberto.jpg

Alberto Landgraf

Oficina: 12º Restaurante da américa latina,          Michelin: viagem ao Oteque

 

Alberto Landgraf é, sem dúvida, um dos jovens chefs que se destacam no cenário atual da gastronomia brasileira. 


Formado em Gastronomia pela Westminster Kingsway College, trabalhou com os chefs Tom Aikens e Gordon Ramsay. Em São Paulo foi chef da Companhia Tradicional de Comércio, dona dos bares Astor, Original e Pirajá.


Sua primeira casa foi o Epice em 2011 e com ela ganhou diversos prêmios de revistas de gastronomia no Brasil e também da América Latina. 


Hoje segue à frente do Oteque, é um dos mais prestigiados restaurantes do país, com duas estrelas no Guia Michelin, e em 12º lugar noLatam 50 Best Restaurants.
Alberto coloca à frente sua criatividade constante para desenvolver ideias, deixando ingrediente e sabor serem os protagonistas, ao invés da técnica.


Mergulhado em referências multidisciplinares, Landgraf trabalha sua cozinha seguindo o dogma único da qualidade, através de construções que permeiam a intersecção entre a simplicidade e a sofisticação.  Sua cozinha evidencia um claro equilíbrio entre três elementos: acidez, textura e temperatura, que fez com que Landgraf conseguisse criar sua assinatura palatável, sua marca registrada através da boca.

steamed oyster, pork skin, pork spine broth - credits rubens kato.jpg
Oteque 1 - rubens kato.jpg
pickled sardine, raw foie gras, brioche - credits rodrigo azevedo.jpg
sliper lobster_fish mayo_green apple.jpg
JD 6 - lucas landau.jpg

João Diamante 

Oficina: O Rio continua lindo- do Andarái para a Forbes

 

João Diamante tem uma história típica de 80% da população brasileira. Veio do Nordeste para uma comunidade de Andaraí do Rio de Janeiro, preto e pobre, passou por diversas dificuldades. Com base forte dentro de projetos sociais e, através da cultura, arte e educação, conseguiu ultrapassar diversas barreiras ao longo de sua jornada.

Em sua carreira conta com passagens importantíssimas como pelo restaurante da Torre Eiffel, foi chef do Museu do Amanhã e comandou o cardápio da delegação espanhola nos Jogos Olímpicos do Rio, esteve ao lado de grandes chefs da gastronomia e muitos foram os prêmios recebidos. 

João Diamante vem fazendo uma carreira brilhante, e atua em diversas frentes como Influencer, chef consultor, palestrante, modelo e apresentador. Seu Instagram conta com mais de 100 mil seguidores, esteve em diversos programas como “Conversa com Bial” e “Mais você com Ana Maria Braga”, além disso seu nome e projetos aparece em destaque em diversos jornais e sites renomados. 

João é Chef do Na Minha Casa, restaurante itinerante. Criador e Presidente do Projeto Social Diamantes Na Cozinha, no qual utiliza a gastronomia como ferramenta de transformação e inserção social. Apresentador do Programa “Garimpeiros do sabor” canal Woohoo e neste ano entrou na lista da conceituada Revista Forbes-eleito um dos 30 jovens mais talentosos do país.

 

PREPARAÇÕES JOÃO DIAMANTE

1-Berinjela laqueada com melado de cana e missô, cuscuz de milho com hortelã, maracujá, erva doce, cebola roxa, castanha de caju e tomate confitados.

2-Carpaccio de abobrinha, supreme de laranja e lascas de queijo canastra curado e mel de abelhas nativas.

3-Crudo de carne do sertão com maionese de manteiga de garrafa, gema de ovo de galinha caipira e crocante de sagu. 

4-Filé de Pargo com crosta de castanha do Pará, pirão de laranja , coco confitado com gengibre e mini salada de agrião com picles de cebola roxa, finalizado com um Tuile .
 

JD 1.jpg
JD 4 - Lucas landau.jpg
JD 5 - Lucas Landau.jpg
WhatsApp Image 2021-08-09 at 07.48.14.jpeg

André Vitaliano

Oficina: charcutaria artesanal: de tudo um porco 

 

André Vitaliano Ferreira Coelho, Cuiabano filho de  Vila Bela Da Santíssima Trindade neto de Quilombola da parte de pai, tenho muito orgulho de minhas raízes, Italiano por parte de mãe,  uni essas duas origens para falar hoje do meu trabalho.

Formado tecnólogo em Gastronomia pela Unic - Universidade de Cuiaba, em Curitiba- PR tive a honra de formar em Patisserie e boulangerie pelo Centro Europeu, tenho a honra de ser certificado Prochef pela CIA- Culinary Institute Of American com o diploma de chef de cozinha profissional reconhecido pelo mundo, Pós Graduando chef de cozinha Brasileira pela Unic.

Tenho no currículo passagens em restaurantes renomados pelo Brasil, DUE COC em Curitiba, Terra Madre Ristorante em Curitiba, Mahallo em Cuiabá, participei de diversos eventos pelo Brasil inclusive levar o nome do estado do Mato Grosso para o Senado e na Câmara do Deputados, na semana da Gastronomia mato-grossense em BRASÍLIA.

 

Em 2014 nomeado chef revelacão pelo prêmio Dolmam, uma honraria a gastronomia Brasileira.

Atuo ministrando cursos de gastronomia há 10 anos, primeiramente pelo Senac- MT e agora pelo SENAR- MT em comunidades, fazendas, zona ruais com beneficiamento da carne de diversos animais, aonde agregamos mais valor ao campo produzido salames, copas, há 3 anos trabalhando com mercado digital, com canal e curso on line de charcutaria além de produzir muito conteúdo gratuito no Instagram com intuito de fomentar a transformação de carne e arte no Brasil.

bruno.jpeg

Bruno Kimura

Oficina: Cozinha de natureza: comida viva e preparações vegetais.

 

Chefe de cozinha no Polo Socioambiental Sesc Pantanal, responsável pelo restaurante Cambará no Hotel Sesc Porto Cercado e pelo restaurante Buritizal no Parque Sesc Serra Azul.

Cuiabano, graduado em 2007 em Gastronomia pelo Senac Águas de São Pedro e especialista em Gestão de negócios em serviços de alimentação pelo Senac São Paulo.

No currículo tem passagens por restaurantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, além de ter trabalhado em navio de cruzeiros marítimos.

Foi professor de Gastronomia durante três anos, antes do trabalho atual.

Carol Manhozo 03.jpg

Carol Manhozo

Oficina: Fermentação natural e o mundo da panificação.

Começei minha carreira profissional na cozinha em 2010. 
Trabalhei os últimos 5 anos com o cargo de chefe de cozinha no restaurante Flor Negra (Cuiabá-MT), e fui premiada pelo júri da Veja Comer & Beber Cuiabá em 2019/2020 com o 1º lugar na classificação de Chef do ano e o restaurante pelo voto popular via internet com o 1º lugar também.


Venho de uma família em que as mesas fartas eram uma constante, o que se explica pela ascendência italiana e espanhola.


Antes de estar nas cozinhas profissionais, trabalhei na área da aviação, como comissária de bordo por quase seis anos até que decidi estudar gastronomia. Ao fim do curso, depois de fazer estágios no Mahalo Cozinha Criativa e no Haru Cozinha Oriental (Cuiabá) decidi morar fora do Brasil e escolhi Dublin, na Irlanda, onde trabalhei em catering, cafés e restaurante por dois anos. Na volta ao Brasil fiz estágio no restaurante Epice (SP) e por lá trabalhei durante 1 ano . 


Em agosto de 2015 começei minha história no restaurante Flor Negra, fazia todas todas as compras do restaurante, cardápios, organizava eventos e as brigadas de cozinha, e fazia os próprios pães do couvert da casa, todos de fermentação longa e natural, que hoje além de ser meu trabalho é a minha paixão na cozinha! 


No momento estou trabalhando em casa, fazendo meus pães sob encomenda e atendo pequenos jantares na casa dos cliente que me procuram, além de ministrar treinamento individuais e em grupo sobre pães de fermentação natural.

Carol Manhozo 01.jpg
Carol Manhozo 02.jpg
Carol Manhozo 04.jpg
Chico Parrillero 01.jpeg

Chico Parrillero

Oficina: Cortes nobres e preparações suínas.

 

Chef de cozinha e mestre churrasqueiro, nascido na Argentina, filho de pecuarista, Francisco Coria (Chico Parrillero) mora no Brasil faz 11anos.

Sua história com a gastronomia começa desde cedo junto de sua família, onde logo aos 18 anos decide se profissionalizar estudando gastronomia na Argentina. Ao chegar no Brasil, logo em seus primeiros contatos, se apaixona pela diversidade gastronômica e principalmente pelas pessoas Em 2015, sente que é hora de empreender e monta em Cuiabá um restaurante focado na cultura do asado e receitas argentinas, criando um mix com os ingredientes da gastronomia brasileira. Seu trabalho passa a ter destaque e no ano de 2016 os convites para ser Chef Assador em festivais de churrasco por todo Brasil começam a surgir.

No ano de 2017, o argentino de “pura cepa” sente a necessidade de compartilhar conhecimentos e empreende mais uma vez criando sua própria marca: a Gran Parrillero Argentino. Por meio dela, Chico inicia sua jornada mostrando seu amor e respeito pela gastronomia, ministrando cursos presenciais onde ensina técnicas de asado e também receitas argentinas, sendo responsável pela formação de mais de 1000 alunos até a data atual. Também empreendeu a os cursos Digitais, titulados Viver de Churrasco para Evento, e criador da primeira plataforma do Brasil , xurras.co que busca  reunir os professionais da área do churrasco para divulgar seu trabalho e captar clientes.

Na incansável busca por conhecimento, Chico Parrillero buscou especialização em cozinha brasileira e se formou no ano de 2018 como Cozinheiro pelo SENAC. Atualmente, finalizou pós-graduação em Cozinha Autoral pela PUC-RS. Além das formações em gastronomia, Chico também é graduado em administração de empresas, MBa em Gestao empresarial, Pos graduação em Marketing de negócios. Recentemente Vencedor do Oscar da Gastronomia Representando ao estado MT, ganhou o concorrido premeio Chef Dólmã 2020/2021.
 

Chico Parrillero 02.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-09 at 08.35.37.jpeg

Fernando Mack

Oficina: Cozinha Internacional Contemporânea brasileira- Como reproduzir Clássicos reinventados  com inovação .

Especialista em Gestão de Negócios da Alimentação e Tecnologia de cozinha, trabalhou nos restaurantes renomados em SP, os estrelados D.O.M e Kinoshita, atuou como Chef Executivo e gestor geral no melhor restaurante do Centro Oeste o premiado Mahalo , que fica em Cuiabá. 

Como consultor com foco em gestão ajudou grandes empreendimentos gastronômicos nacionais,a 5 anos como consultor  da Graduação e da Pós Graduação da UNIVAG , já atuou em Resorts, Hotéis e Restaurantes, Casa de Carnes, Restaurantes Corporativos, Redes de Conveniência, Rede de Padarias.


Faz parte do conselho pedagógico do EGG em SP voltado a educação empreendedora em negócios da Gastronomia!

Hoje à frente da Mack Consultoria, empresa com equipe multidisciplinar especializada em soluções para o segmento de alimentação, Fernando ainda divide seu tempo fazendo Palestras, treinamentos participa de Grandes Eventos nacionais, levanta as bandeiras da sustentabilidade e da Regionalidade.

St 0020 Helaine.JPG

Helaine Magalhães

Oficina: Doces artesanais regionais

 

Sou Helaine Magalhães, tenho 45 anos e iniciei meus estudos na  Escola  Estadual Deputado Bertoldo  Freire em São José dos Quatro Marcos -  MT, minha cidade natal.

Hoje sou Pós Graduanda em Gestão de MKT e Empreendedorismo pela PUC/RS ON LINE.

Em 2010 iniciei meu trabalho com doces finos para festas, bem timidamente, somente para preencher o tempo que me sobrava como dona de casa. Fui desenvolvendo habilidades e em 2016, me formei na primeira turma de Gastronomia pela Univag.

“Confesso que não escolhi a profissão de Doceira. Nunca havia sonhado com ela e também não venho de uma família de cozinheiros ou empreendedores! Eu, na verdade, dei tudo de mim para aproveitar as oportunidades que a vida e as pessoas foram me trazendo.”

En 0068 Helaine.JPG
St 0011 Elaine.JPG
En 0058 Helaine.JPG
WhatsApp Image 2021-08-10 at 08.47.56.jpeg

Marcelo Cotrim

Oficina: O Rio continua lindo- do Andarái para a Forbes

Cuiabano, apaixonado por suas raizes, tem em sua trajetória.. a luta pela valorização dos ingredientes e a preservação da Tradição e cultura gastronômica de Mato Grosso.

 
Formado em Gastronomia, Pós Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, Cotrim está por trás da Cotrim Gastronomia, empresa especializada em eventos gastronômicos personalizados, e que presta consultorias no Estado de MT. 


Assessor Gastronômico do Supermercados BigLar. A convite da Rede Globo, participou da 1ª temporada do Reality Gastronômico Mestre do Sabor. Cotrim atua também com a produção de conteúdo digital em Gastronomia, contando com mais de 350 receitas gravadas e divulgadas.

WhatsApp Image 2021-08-10 at 08.47.56 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-08-10 at 08.47.57.jpeg
marcus 01.jpeg

Marcus Alves

Oficina: Cortes nobres e preparações suínas.

Marcus Alves, 31 Anos é Chef de Cozinha formado pela Universidade de Cuiabá-MT, onde foi eleito o melhor aluno do Curso de Gastronomia, obtendo a nota máxima já registrada na história da Faculdade, onde atualmente é professor de diversas disciplinas gastronômicas.

Em tão pouco tempo na área gastronômica, já carrega a responsabilidade do título de Chef Revelação do Ano em Mato Grosso, conferido pela Associação de Chefs de Cozinha do Estado e diversas moções de aplausos, reforçando a principal característica do chef Marcus Alves depois do grande talento gastronômico: sua capacidade de superação e criatividade. Nascido em Guiratinga-MT, cidade do interior, precisou de muita determinação e força de vontade para finalmente ingressar na carreira que sempre sonhou e se tornar referência no setor no Estado de Mato Grosso, já atendendo eventos personalizados para até 1000 pessoas.

Tendo como primeira graduação, é formado Direito, funcionário público, mas encontrou na gastronomia sua grande paixão. COZINHAR.


Foi Participante da primeira turma de Chefs Brasileiros no Curso “A arte de cozinhar como um Chef”, da renomada Escola Francesa de Gastronomia – Le Cordon Bleu – Unidade São Paulo.

É Personal Chef e atua com Buffet de eventos personalizados em todo o Estado.

marcus 04.jpeg
marcus 03.jpeg
marcus 02.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-07 at 11.09.44.jpeg

Thaise Germano

Oficina: Chocolate made in MT 

Founder do Chocolate Biomas, primeira fábrica de chocolates bean to bar do Estado de Mato Grosso. Chocolate Maker e Consultora de Alimentos na área de boas práticas de produção de cacau, chocolate e pós-colheita. Com ênfase no Processamento de Produtos Regionais.

WhatsApp Image 2021-08-07 at 11.09.44 (2).jpeg
WhatsApp Image 2021-08-07 at 11.09.45.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-07 at 11.09.44 (1).jpeg