top of page
Pintando-Background-1x1.png

CONVIDADOS

Profissionais e especialistas da gastronomia
que farão parte desta edição

PHOTO-2024-08-05-06-16-14 (2) (1).jpg

Eudes Assis

Nascido e criado no Litoral Norte de São Paulo, o chef Eudes Assis começou a trabalhar na cozinha aos 15 anos e logo se interessou em aprender a arte da gastronomia. Estudou na Cordon Bleu francesa, estagiou em vários restaurantes da Europa e renomadas casas em São Paulo e passou cinco anos cozinhando num iate, onde conheceu 23 países. Durante sua carreira, já trabalhou com grandes nomes da gastronomia internacional como Alain Ducasse, Daniel Boulud e Ferran Adria. 

 

Em 2010, foi eleito chef revelação pela revista Prazeres da Mesa e o restaurante Seu Sebastião, o melhor restaurante de frutos do mar pela Veja Comer e Beber. Em 2012, participou de um livro de gastronomia com chefs renomados do Michellin, e a foto de seu prato "marmita", fez parte de uma exposição na Galeria Dupont, em Paris. 

 

No ano de 2015, o Chef Eudes voltou às origens e inaugurou o
Taioba Gastronomia no Sertão de Camburi, restaurante e buffet, especializado em Cozinha Caiçara. Em 2017, foi para Londres, a convite da Embaixada, para preparar pratos da Cozinha Caiçara no Festival Brasil Taste. Em 2019, participou da FIBEGA no Miami Beach Convention Center, como representante da cidade de São Sebastião.
Em 2022, Eudes inaugurou uma nova casa, a Padoca do Chef, em Boiçucanga.


Há 12 anos, também coordena a oficina de gastronomia do Projeto Buscapé em Boiçucanga, que já recebeu a visita de chefs renomados como Rodrigo Oliveira, Alex Atala, Jefferson Rueda, Renata Vanzetto e muitos outros. É também curador do Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé e do Festival Gastronômico Caiçara, promovido pela Prefeitura de São Sebastião. 

 

No início de setembro de 2023, Eudes foi agraciado com o Prêmio Passaporte Aberto, na categoria Trajetória, na província de Chiriquí, no Panamá. Este prêmio é um reconhecimento da Organização Mundial de Jornalistas de Turismo (OMPT) a destinos, empreendedores, jornalistas e iniciativas que se destacaram em diversas categorias.

Instagram: @chefeudes

PHOTO-2024-08-29-10-53-08.jpg

Carlos Miranda

Após 20 anos na área de gestão de multinacional, o analista de sistemas, sempre apaixonado pela Gastronomia, Carlos Miranda, à 11 anos é Chef Executivo de Cozinha, proprietário de restaurante, consultor e Professor, Coordenador Universitário de Gastronomia, especialista em cozinha internacional & contemporânea, amante da tecnologia de carnes e apaixonado pelo fogo, a 6 anos dedica seus estudos e conhecimento à cozinha livre (outdoor Cooking), aplicando as 7 técnicas de fogos. Certificado pela Kansas City Barbecue Society, é Juri em competições American BBQ.

Instagram: @chefcarlosmiranda

Scuola_foto Rodrigo Azevedo_20230405_064 (4).jpg

Elia Schramm

Elia Schramm, 41 anos, tomou gosto pela gastronomia ainda jovem, mas foi há pouco tempo que fez o seu primeiro voo solo como empreendedor, depois de 16 anos na profissão. Em outubro de 2021, abriu o Babbo Osteria, em Ipanema, um restaurante italiano que é sucesso de público desde então, com mais de 10 mil clientes atendidos por mês. Em abril de 2023, inaugurou a Scuola, um casarão no bairro de Botafogo onde oferece cursos gratuitos de capacitação de profissionais para o mercado de bares e restaurantes, e também cursos de culinária e jantares com chefs.

Inquieto, Elia, que nasceu em Genebra mas é radicado no Rio de Janeiro, tornou realidade outro sonho, desta vez, junto com Menandro Rodrigues. A dupla abriu, em dezembro de 2023, o asiático Si-chou. Também localizada em Ipanema, a casa investe em sabores que contam histórias da Rota da Seda, com base nas culinárias do Japão, China, Corea, Vietnã e Tailândia. Uma de suas inspirações para a abertura do restaurante veio depois de duas participações no Brasillian Food Festival de Beijing, na China.

Para este ano, Elia Schramm tem mais planos. Abrirá seu primeiro boteco, o Jurubeba, em Botafogo, onde servirá releituras de acepipes clássicos. Além do bar, ainda inaugura esse ano, um café no Leblon. A ideia de abrir outros tipos de empreendimento e em outras regiões é justamente atuar em segmentos diversos e atingir diferentes públicos.

Elia, que é restaurateur e diretor criativo de todas as operações, ainda lidera a Sotto Gastronomia, buffet que atende grandes e importantes eventos em todo o estado do Rio de Janeiro. Sob seu comando, atualmente estão 140 funcionários diretos. Com as inaugurações das novas casas, esse número passará para 200.

Há quase 20 anos atuando na gastronomia, Elia Schramm teve diversas experiências internacionais, não só em restaurantes estrelados de Paris, mas em eventos fora e dentro do Brasil, com contratantes e público estrangeiros. Representou o Brasil nos II e III Brazilian Food Festival de Beijing, na China, em 2014 e 2015. Em 2012, trabalhou para o maior catering da França - Potel & Chabot - onde teve a oportunidade de participar do famoso torneio de tênis Roland Garros, em Paris. Esteve à frente das cozinhas da Copa do Mundo de 2014 e, em 2016, cuidou, durante os Jogos Olímpicos do Rio, do catering do Olympic Club, da Casa da Suíça e da Casa do Canadá, tendo atendido mais de 300 mil pessoas. De 2015 a 2017, esteve à frente o Laguiole, no Museu de Arte Moderna do Rio, onde conquistou sua primeira estrela Michelin.    

Elia, que chegou a cursar faculdade de Direito, mudou de área após se mudar para Londres, aos 22 anos, e conhecer uma cozinha profissional. O que era um hobby, então, virou profissão. De volta ao Rio, cursou gastronomia na Estácio e comandou cozinhas como o Restaurante Térezè e o Le Pré Catelan.    

Em 2010, aos 27 anos, foi para Paris com o objetivo de trabalhar em restaurantes com estrelas Michelin. Passou pelos estrelados Le Taillevant e Le Violon d’Ingres e lapidou seu conhecimento e técnicas da escola francesa. De volta ao Brasil, assumiu, em 2015, o comando do Laguiole, no Museu de Arte Moderna do Rio, e conquistou sua primeira estrela Michelin, em 2017, ano em que saiu do restaurante.

Em 2017, Elia assumiu como chef executivo do Grupo 14Zero3, que à época, contava com o italiano Pici Trattoria e com a francesa Brasserie Mimolette. No mesmo ano, ele inaugurou o italiano Luce Cucina e Carbone e o grego Oia. Em julho de 2018, esteve à frente da abertura do francês L’Atelier Mimolette e, em dezembro, do restaurante de carnes Heat Fire House. Em 2019, foi a vez do italiano Posì Mozza & Mare. No total, com o grupo, Elia ficou no comando de sete casas diferentes, se desligando no final de 2020.

Instagram: @elia.schramm

Onildo Rocha__Crédito Wesley Diego Emes (3).jpg

Onildo Rocha

Um dos mais reconhecidos chefs da gastronomia brasileira, Onildo Rocha é o cunhador do termo ‘Cozinha Armorial’- inspirado pelo escritor Ariano Suassuna, incentiva movimento da cozinha brasileira que une o popular e o erudito. Utilizando técnicas francesas e combinações culinárias tanto brasileiras como de fora, o chef procura valorizar ingredientes de pequenos produtores e de sua terra natal. Cunhador do termo ‘Cozinha Armorial’- inspirado pelo escritor Ariano Suassuna, incentiva o movimento da cozinha brasileira que une o popular e o erudito.

 

Estreou em 2013 o Cozinha Roccia, em João Pessoa, Paraíba. Em 2021 estreou o seu trabalho no Espaço Priceless onde comanda as cozinhas do bar Abaru e restaurante Notiê, onde tem como missão reproduzir no centro de São Paulo, o que já realizava em João Pessoa, agora com ingredientes e receitas de todo o Brasil. Este trabalho rendeu ao chef premiações como chef do ano e melhor brasileiro pela Veja Comer&Beber 2022, e repetindo o feito como melhor restaurante de comida brasileira em São Paulo na edição de 2023 da premiação. Em 2024 foi reconhecido no Guia MICHELIN, com menção na prestigiada lista.

Instagram: @onildorocha

PHOTO-2024-08-28-08-52-10.jpg

Mara Salles

Mara Salles é cozinheira de ofício e chef-proprietária do restaurante Tordesilhas há 34 anos, restaurante bastante premiado e com uma história sólida na valorização da cozinha do Brasil nas últimas décadas.

Criou o primeiro módulo de cozinha brasileira para estudantes de gastronomia em nível superior, na Universidade Anhembi/Morumbi e, como professora e pesquisadora, inspirou uma boa safra de chefs, além de contribuir para o desenvolvimento da cozinha brasileira, investigando ingredientes e resgatando técnicas tradicionais até então pouco valorizadas.

É autora do livro Ambiências – Histórias e Receitas do Brasil que recebeu o prêmio Jabuti de Gastronomia em 2012.

No Tordesilhas abre espaço para pequenos produtores, promovendo novas possibilidades de uso de seus produtos no cardápio e em eventos, fazendo com que a cozinha do restaurante esteja sempre em movimento.

Já percorreu o Brasil de Norte a Sul, pesquisando ingredientes, conhecendo formas de fazer, convivendo com cozinheiras e cozinheiros, pescadores, produtores, artesãos. Ensinando e aprendendo.  

Reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho, já representou inúmeras vezes o Brasil na Europa, Estados Unidos, Canadá, África e América Latina. Participa também dos principais eventos nacionais de gastronomia. Desde 2015 faz parte de um grupo internacional (formado por chefs, antropólogos, historiadores, cientistas, artistas) que estuda os ingredientes, povos e modos alimentares das Amazônias na América, o Cumari From Rainforest to Table.

Os mais recentes prêmios de Mara e do Tordesilhas são:

  • Personalidade Gastronômica do ano – Revista Veja São Paulo - 2018

  • Tordesilhas – 7 vezes o Melhor restaurante de cozinha brasileira – Folha de S. Paulo

  • Guia Truth, Love & Clean Cutlerly 2018 – guia dedicado a restaurantes sustentáveis e éticos

  • Dois pratos eleitos entre os 10 de Cozinha Brasileira e os 100 melhores pratos da cidade de São Paulo na edição 2017/2018 – Caderno Paladar,                                 Jornal O Estado de S. Paulo

  • Bib Gourmand – Guia Michelin 2016/2017/2018/2019/2020/2021

  • Tordesilhas – Melhor restaurante cozinha brasileira por 10 vezes pela revista Veja São Paulo

  • 75º restaurante da América Latina no 50 Best Latin America – 2021

Instagram: @marasallestordesilhas

PHOTO-2024-08-27-22-51-52.jpg

Rodrigo Ribeiro

Nascido em São Paulo, criado e residente de Osasco.

Depois de 12 de anos de confeitaria e passar por importantes restaurantes como D.O.M., Mani, Oro, Peti, CODA Berlim e chefiar a confeitaria do Facebook pela GRSA, atualmente presta consultorias, leciona em universidades e acaba de abrir o ARA, o primeiro Restaurante de Sobremesas do Brasil.

Instagram: @rodrigoribeirogourmet
 

PHOTO-2024-08-28-18-16-27.jpg

Miguel Ângelo

Sou formado em Gastronomia desde 2016 e, ao longo da minha trajetória, desenvolvi uma sólida carreira no setor. Sou Sommelier Profissional pela ABS e possuo o nível 1 do WSET, o que complementa minha paixão por vinhos e harmonização. Com especialização em cozinha oriental e também atuo como bartender, explorando o universo dos coquetéis e bebidas. Como Instrutor de Gastronomia no SENAC, compartilho meu conhecimento e experiência com futuros profissionais da área. Além disso, ofereço consultorias para restaurantes, auxiliando na otimização de operações e desenvolvimento de estratégias. Estou sempre em busca de novas oportunidades para aplicar e expandir minhas habilidades.

Instagram: @miguelangelodicardo

PHOTO-2024-08-28-11-44-09.jpg

Waldez Souza

Waldez herdou a paixão pelo churrasco de seu pai. Desde a infância ele já o acompanhava nos churrascos feitos no fogo de chão com espetos de bambu, quase sempre nas festas de santo na chácara da sua família. "Há sete anos, fiz deste prazer minha profissão, buscando aprimoramento e conhecimento em suas diversas formas..."

Instagram: @ocaradochurrasco

PHOTO-2024-08-28-11-33-39.jpg

Pricila Manzano

Minha jornada começou em 2018 na escola de gastrônomia, onde me dediquei intensamente aos estudos da Alta Cozinha, sempre em busca de aprimorar minhas habilidades, visitas a restaurantes renomados, participação em consursos de prestigio. Chef de cozinha há quatro anos. Sou formada em Gatronomia pelo SENAC Santo Amaro/SP, em Administração pela faculdade de Cuiabá, Instrutora de gastronomia a dois anos. Hoje aplico esses conhecimentos para inspirar e transformar cozinhas profissionais e residênciais para alcançar serviços com excelência.

Instagram: @chefpri_manzan

WhatsApp Image 2024-08-29 at 14.30.00.jpeg

William Paim

Enólogo graduado pelo IF Sertão - PE. Especialista Latu sensu em Viticultura. MBA em Gestão de Cooperativas. Sommelier Formado pela ABS  -RS e WSET LEVEL 3.
Foi professor do curso de Sommelier da Faculdade Ruy Barbosa em Salvador - BA e Senac - RS.


Possui experiência na área de elaboração de vinhos, Sommelieria e serviço de vinhos. Atua há 10 anos na Cooperativa Vinícola Aurora passando pelas áreas de produção, turismo e vendas.

WhatsApp Image 2024-09-18 at 09.00.21.jpeg

Suelem Menegāo

Formada em Gastronomia pela Faculdade UNIC, Suelem Menegão encontrou sua paixão pelo churrasco de forma inesperada, ao se envolver em trabalhos voluntários. Participou de um evento e, desde então, foi se especializando, conhecendo mais sobre o universo do churrasco e marcando presença em diversos eventos. Hoje, o churrasco se tornou uma de suas maiores paixões, e ela ama estar envolvida em cada detalhe dessa arte culinária.

bottom of page