top of page

Experiência única - Lançamento do evento no Parque Sesc Serra Azul

Lançamento do Pantanal Cozinha Brasil reúne parceiros e formadores de opinião no Parque Sesc Serra Azul



Evento será em Cuiabá nos dias 11 e 12 outubro, com uma extensa e intensa programação


O lançamento da edição 2019 do Pantanal Cozinha Brasil, na quinta-feira, 03/10, levou um grupo de formadores de opinião e parceiros do evento ao Parque Sesc Serra Azul, para uma experiência única.


Localizado no município de Rosário Oeste, ocupando uma área de cinco mil hectares de Cerrado, o parque faz parte do complexo do Sesc Pantanal, embora esteja distante geograficamente. Nele estão as principais nascentes que formam os rios do Pantanal. Daí a escolha do local para o lançamento do evento de gastronomia.


Ao receber o grupo num piquenique de boas vindas, a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano, falou um pouco desta que é a maior reserva particular do Brasil e que nasceu como uma unidade de conservação, da qual o Parque Sesc Serra Azul faz parte. Ela destacou a importância da realização do Pantanal Cozinha Brasil. “Essa iniciativa é muito importante para o Estado pelo reconhecimento e valorização de Mato Grosso e da cultura do Pantanal. A gente também faz muita questão de valorizar a produção, a cultura local, esse não é só um projeto de preservação e valorização da natureza, mas também a cultura do Estado, do Pantanal e agora do Cerrado”.


O organizador do evento, João Carlos Caldeira, reforçou que o objetivo do evento é valorizar a cultura gastronômica local. “Claro que a gente traz grandes personalidades do país todo, mas o objetivo é valorizar o produtor daqui, o nosso produto, nossos restaurantes, a nossa culinária”. Ele destacou ainda que a cada ano é escolhido um ingrediente – esse ano é a banana – e que o evento sempre tem um tema - o desse ano é “O alimento, a cozinha e a vida das pessoas”.


Reforçou que mais de 80% da programação é gratuita e que somente algumas palestras e as oficinas práticas são cobradas.


A edição 2019 do Pantanal Cozinha Brasil, que acontece nos dias 11 e 12/10, terá oficinas práticas de culinária com degustação, aulas show, palestras técnicas, oficina lúdica infantil, exposição de produtos e equipamentos, feira de alimentos produzidos artesanalmente, fun food park e degustações.


Depois de vivenciar as atividades junto à natureza, trilha até a cachoeira Serra Azul, flutuação nas suas águas cristalinas e descida de tirolesa de 700 metros observando as copas das árvores, o grupo teve uma verdadeira experiência gastronômica no restaurante Buritizal.


O chef de cozinha Bruno Kimura explicou que o cardápio do almoço foi pensado levando em conta as culturas gastronômicas do Pantanal e do Cerrado, valorizando a tríade de ingredientes das duas regiões, o peixe, a banana e a mandioca.


Ele vai comandar a oficina prática com degustação “Delícias do Pantanal: drinques com banana e bolinho Dito Verde” com a participação de maitres do Sesc Pantanal. Será no dia 12 de outubro, no Univag.


Entre as entradas do almoço de lançamento foi servido o bolinho Dito Verde. Marcelo explicou que é feito com pintado seco, banana da terra assada com casca, banana verde e mandioca cozidas, que formam a base do bolinho crocante e muito saboroso. No estande do Sesc no Pantanal Cozinha Brasil, no Centro de Eventos do Pantanal, o público poderá experimentar o bolinho e os drinques. Se bem aceitos, passarão a integrar o cardápio dos restaurantes do Sesc no Pantanal e no Parque Serra Azul.


Parque Sesc Serra Azul


Ocupando uma área de cinco mil hectares de Cerrado, o Parque Sesc Serra Azul é uma unidade do Sesc Pantanal e que há sete anos vem sendo organizado. É uma unidade em construção, define a gerente, acrescentando que as atividades estão sendo implantadas à medida que as necessidades vão sendo sentidas.


Ele está localizado à margem esquerda do Rio Cuiabazinho, que forma a cachoeira Serra Azul, cujas águas caem numa queda livre de 46 metros em meio a um paredão de pedra, formando um poço de 30 metros de diâmetro e seis de profundidade, onde vive um grande cardume de piraputangas que convivem pacificamente com os visitantes e proporcionam uma divertida brincadeira ao serem estimuladas a pular fora d’água por uma isca de banana ou outras frutas.


O origem do Sesc Pantanal é uma reserva ambiental, são 100 mil hectares formando a maior reserva particular do Brasil, onde são desenvolvidas atividades que formam o círculo de desenvolvimento sustentável e o Parque Serra Azul faz parte desse circulo com atividades envolvendo a comunidade local, de desenvolvimento econômico e de preservação da natureza.


O evento


O Pantanal Cozinha Brasil é voltado para chefs de cozinha, estudantes de gastronomia, especialistas na área, pessoas que trabalham com cozinha, empresários do setor de alimentação e bebidas, produtores, mas também à sociedade em geral, gourmets, pessoas apaixonadas por culinária, vinhos, cervejas, ingredientes e temas ligados ao mundo gastronômico.


Os convidados nacionais desta edição são os chefs Renata Vanzetto, que recebeu em 2019 o prêmio de Restauratrice do Ano pela Prazeres da Mesa, Paulo Machado, que é uma espécie de embaixador da cultura pantaneira; Fabrício Lemos, da Bahia, que faz trabalho incrível nos restaurante Ori e Origem, e esposa dele Lisiane Arouca, prêmio recente de melhor patissiêr do país, além de Eugênio Basile, produtor e maior distribuidor de méis nativos do Brasil, ganhador do Prêmio Artesão da Gastronomia 2019 pela Prazeres da Mesa. Eles são responsáveis por palestras magnas e oficinas práticas com degustação.


Entre os chefs regionais estão nomes como a premiada Ariani Malouf, Carol Manhozo, Hugo Rodas, Fernando Mack, Wal Untar, Marcelo Cotrim, Angela Guedes, Cristiane Caldeira, Bárbara Bongiglio, Francyni Rabaioli, os especialistas em churrascos Fernando Bello, Lammonyel Moraes e Thiago Suiço, bem como os mestres boulangers Marcelo Oliveira, Marcos Almeida e Célia Tabachhi e muitos outros.


O homenageado do ano é Jean Biancardini, cuja história de vida e da família se confunde com a da culinária regional. Filho da banqueteira Elza Biancardini, famosa nos idos anos 80, está à frente do Restaurante Regionalíssimo, referência da gastronomia local em Cuiabá.


A programação acontece no Centro de Eventos do Pantanal – palestras magnas, aulas show -, na Univag e Senac – oficinas práticas com degustação - Shopping Estação – oficina prática infantil - e nos restaurantes Mahalo Cozinha Criativa, Flor Negra, Seu Majó, Canto e Galeto Cuiabano, onde ocorrem os jantares magnos, do dia 10 a 12.


Esse ano tem ainda novidade do Choco Mix, em parceria com a empresária Zilda Castanho, que já realiza o evento de chocolates há vários anos e vai fazer uma mini edição junto com o Pantanal Cozinha Brasil.


O Pantanal Cozinha Brasil é uma realização do professor João Carlos Caldeira, tendo como correalizador o Univag. Conta com apoio institucional do Sebrae, Senac, Sesc e Sesc Pantanal, e patrocínio do Big Lar e Shopping Estação Cuiabá. A prefeitura de Cuiabá, Unimed, Multibar, Pão & Arte, Pork Premium e La Gelari. A Coxipó Assessoria de Imprensa e a Rádio Cultura 90.7 são apoiadores de mídia do evento.


Sobre a Coxipó Assessoria de Imprensa

A Coxipó Assessoria de Imprensa, operando há 15 anos, atua dando visibilidade a eventos dos mais variados portes, desenvolvendo trabalhos de aproximação entre clientes e mídia, produzindo textos jornalísticos, para relatórios (empresariais e institucionais), livros, artigos de opinião, roteiros para vídeos, entre outros. À frente da empresa estão os experientes jornalistas Jairo Sant’Ana e Rita Comini, que atuam no mercado há mais de três décadas




bottom of page