top of page

BANANA - Ingrediente do ano

A banana é uma das frutas mais conhecidas, produzidas e consumidas do mundo. Originária do sudeste da Ásia e símbolo dos países tropicais, ela se adapta muito bem a vários tipos de solos e climas, sendo cultivada em cerca de 130 países.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de bananas, precedido pela Índia e seguido por China, Equador, Filipinas, Indonésia, Costa Rica e México. Ela é consumida em larga escala nos Estados Unidos e Europa.





A banana contém grandes quantidades de açúcares: sacarose, frutose e glicose. É uma fruta é rica em fibras, vitaminas A, B1, B2 e C, cálcio, fósforo e ferro.


Versátil, pode ser consumida in natura ou como ingrediente em inúmeros pratos doces e salgados, sorvetes e em bebidas. Quando verde é constituída essencialmente por água e amido, e, por isso, seu sabor é neutro. Nesse ponto, antes da maturação, vira chips, farinha ou biomassa, espessante de sabor neutro.


Madura ganha açúcares e fica perfeita para consumo in natura, mas também vai parar em diversos preparos. Pode ser usada empanada, frita, como purê ou tartar. São inúmeras as receitas que levam banana como ingrediente e mais um tanto de pratos guarnecidos com ela. Cada variedade se presta melhor a determinados preparos. Faz par perfeito com peixes e carnes.





Cozinheiros e chefs de cozinha lançam mão da banana para preparos múltiplos, desde os tradicionais aos mais inovadores e ousados. Casca, folhas e o coração da fruta também são usados, As folhas da bananeira são ótimas para embrulhar alimentos, como peixes, legumes e carnes e cocção lenta que acentua ainda mais o sabor.


Em Mato Grosso, onde há uma grande produção, o consumo da fruta também é expresso in natura e na gastronomia. Ela é ingrediente principal da tradicional farofa de banana e da carne com banana verde, acompanhamento imprescindível da paçoca de pilão, sem falar da banana chips.


bottom of page