Peixes regionais, comfort food, segredos do churrasco e do pudim serão ensinados por chefes de renome nacional
O Sistema Fecomércio-MT abrirá as portas da cozinha pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), na capital, para recepcionar, nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), quatro oficinas de culinária do ‘Pantanal Cozinha Brasil’, maior evento de gastronomia do Centro-Oeste realizado entre Cuiabá e Várzea Grande até o próximo domingo (8).
Na manhã do primeiro dia (5), às 10h, os chefes de cozinha Carlos Miranda e Marcus Alves ensinarão como aproveitar os peixes locais em sua completude na oficina intitulada ‘Da cabeça ao Rabo – Peixes Regionais’. No final da tarde, às 17h, o doceiro e gastrólogo Marcelo Dantas, também conhecido como ‘Marcelo Pudim’, apresentará a formação ‘Quanta Frescura! Pudim de Limão Siciliano’.
No período matutino do dia seguinte (6), o açougueiro, churrasqueiro e especialista em cortes bovinos, Paulo Cruz, promete fazer a alegria dos apaixonados por carne com a oficina ‘Os segredos do Churrasco - MT Steak e outros Cortes’. No encerramento da programação do ‘Pantanal Cozinha Brasil’ no Senac-MT quem comandará as panelas será a chefe e proprietária do Verso Gastro Bar, Paula Borges, cozinheira formada pela Le Cordon Bleu.
Todas as oficinas incluem degustação das preparações. As atividades têm vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas no site do evento – www.pantanalcozinhabrasil – na aba ‘Programação’.
Ao enaltecer o apoio institucional ao ‘Pantanal Cozinha Brasil’, o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressalta a importância da gastronomia, da culinária e da produção de alimentos como segmentos econômicos e educacionais aonde, todos os anos, o Senac-MT forma milhares de profissionais altamente capacitados para atuar no mercado de trabalho.
“O Senac-MT tem por tradição apoiar e promover ações que fortaleçam a cultura gastronômica e a regionalidade. A produção e a comercialização de alimentos são algumas das áreas que mais contratam, geram emprego e renda no estado e no país, por isso a importância de valorizar e investir nesses setores”, acrescenta Wenceslau Júnior.
A 9ª edição do festival gastronômico elegeu a manga como ingrediente e tem como tema ‘Comida que conforta é o que importa’ seguindo a tendência mundial de valorização da comida afetiva, menos “gourmetizada” e com sabor, explica o organizador João Carlos Caldeira, o Joca.
“Cozinhar é uma atividade que nos define enquanto seres humanos. Acredito muito na frase 'nada é tão ancestral e universal do que a relação do homem com o alimento' e procuramos trabalhar isso no ‘Pantanal Cozinha Brasil’ deste ano”, salienta Joca, professor de gastronomia.
Comments