O pintado foi escolhido como ingrediente do ano da 10ª edição do Pantanal Cozinha Brasil, que será realizado entre 1º e 5 de outubro, com eventos simultâneos em Cuiabá e Várzea Grande. Além do peixe regional, um profissonal da gastronomia é escolhido, anualmente, para ser homenageado. Desta vez, o empresário Marcos Túlio Soares, da Celeiros Carnes, terá a trajetória e dedicação à culinária destacados.
Há varios anos, Marcos Túlio realiza o Festival Braseiro, em Cuiabá e Rondonópolis. Apaixonado pela gastronomia regional, o curador do evento e professor João Caldeira, explica que o tema da 10ª edição será "Celebrando Pessoas e Sabores", seguindo a tendência mundial de valorização da comida afetiva, confortável, menos "gourmetizada" e que prioriza o sabor.
"Acredito muito na frase 'nada é tão ancestral e universal do que a relação do homem com o alimento' e procuramos trabalhar isso no Pantanal Cozinha Brasil deste ano", ressalta o professor de gastronomia.
O público pode participar de nove oficinas de confeitaria e culinária com degustação das preparações e harmonização de vinhos e cervejas, que acontecerão no Senac Boa Esperança e na Univag. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento por R$ 49.
Para abrir o Pantanal Cozinha Brasil, em 1º de outubro, o espaço Plaenge, vai sediar uma palestra com o sommelier e enólogo da Vinícola Aurora William Paim, com degustação vinhos e espumante, além de queijos da Quinta da Cartucheira e mesas de doces da Bons Suspiros.
Os convidados nacionais desta edição são os chefs Onildo Rocha, do restaurante Notie, eleito melhor restaurante brasileiro de São Paulo pela Veja em 2022, 2023 e 2024; Elia Scharamm, que é suíço e tem restaurantes no Rio de Janeiro, entre eles o premiado Babbo Osteria, Mara Salles do restaurante Tordesilhas de São Paulo; Eudes Assis empreendedor social e especialista em comida caiçara, em seu restaurante Taioba Gastronomia; Rodrigo Ribeiro, chef confeiteiro do 1º restaurante de sobremesas do Brasil, o Ara.
Entre os chefs regionais estão nomes de grande destaque e atuação como: Pricila Manzano, Carlos Miranda, Miguel Ângelo e Waldez Miranda.
O evento tem como missão fortalecer a cultura gastronômica de Mato Grosso e do Brasil, fomentar intercâmbio entre chefs de cozinha, trazer tendências da culinária, buscando a valorização da nossa cultura, nossos produtos e regionalidade.
Além das oficinas, os restaurantes de Cuiabá, Brasido, Mahalo, Toroari e Village, ofecererão os tradicionais almoços e jantares magnos entre 2 e 4 de outubro.
Fonte: Olhar Conceito
Comments