Rita Comini
Vai com começar a saborosa maratona gastronômica mato-grossense. A edição 2022 do Pantanal Cozinha Brasil, de 3 a 9 de outubro, cujo tema é O poder do alimento, terá atividades presenciais em três endereços diferentes, no Univag - Centro Universitário de Várzea Grande, onde acontecem palestras e oficinas, Sesc Arsenal (oficinas) e o Shopping Estação onde será montada a feira de pequenos produtores do Sebrae MT, sem falar que empreendimentos gastronômicos vão oferecer pratos e produtos identificados com o selo Pantanal Cozinha Brasil, com preços especiais. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da programação.
O evento conta com apoio do Grupo Gazeta de Comunicação e patrocínio de mídia da Silbas Alimentos, empresa especializada no ramo de congelados e que irá lançar um linha de pão de queijo gourmet.
Organizado pelo professor em gastronomia e empresário João Carlos Caldeira, o Pantanal Cozinha Brasil, realizado desde 2016, tem como objetivos difundir, divulgar e valorizar a cultura gastronômica de Mato Grosso, os ingredientes regionais, os fazeres tradicionais e as inovações, além de incentivar a pesquisa de produtos e hábitos alimentares, estimular o empreendedorismo e promover intercâmbio entre os profissionais e apaixonados pela gastronomia. Caldeira enfatiza que 95% da programação é gratuita, exceto as oito oficinas de culinária e confeitaria com degustação e harmonização de vinhos e cervejas artesanais que acontecem nas cozinhas da Univag e do Senac, com transmissão ao vivo pelo YouTube, cujas vagas são limitadas e exigem pré-inscrição. Segundo ele, a alimentação promove a conexão entre as pessoas. Nada é mais ancestral e universal do que a relação do homem com o alimento. Apaixonado pela culinária brasileira, atuou como food hunter do site Destemperados por alguns anos e é membro fundador do Slow Food Cuiabá. Participa frequentemente de eventos gastronômicos no Brasil e no exterior.
Nesta edição do Pantanal Cozinha Brasil, a chef Ariani Malouf é a homenageada. Formada na Le Cordon Bleu, em Paris, trabalhou em vários restaurantes estrelados na Europa e no Brasil, até retornar à terra natal e criar o Mahalo Cozinha Criativa, conhecido e premiado por sua culinária contemporânea. Hoje comanda ainda o Mahá Mistura Criativa, hoje com 3 lojas, e continua à frente dos menus preparados para os eventos no Buffet Leila Malouf, empresa da família.
Seguindo a máxima de valorizar a cultural, a gastronomia e os ingredientes regionais, o Pantanal Cozinha Brasil 2022 tem como ingrediente do ano a bocaiuva ou macaúba, popularmente conhecida por aqui como chiclete cuiabano. O fruto da palmeira de mesmo nome, planta muito presente no Centro-Oeste, com destaque para a região pantaneira, tem sabor adocicado e textura fibrosa. Possui ainda uma amêndoa que fica no interior do fruto, também muito saborosa.
A bocaiuva é utilizada na culinária local aparecendo em pudins, cremes, sorvetes, bolos. Integra ainda na composição de pratos salgados, como em molhos de peixes, bolinhos, vinagretes, etc.
O Pantanal Cozinha Brasil vai reunir quatro consagrados chefs nacionais. Jefferson Rueda, sócio da Casa do Porco, eleito o 7º melhor restaurante do mundo pela The Worlds Best Restaurants, em julho de 2022. Luiz Felipe Souza, premiadíssimo chef do restaurante Evvai de SP, 67º melhor restaurante do mundo (The Worlds Best Restaurants). A chef patisserie referência em confeitaria no Brasil há mais de 20 anos, Carole Crema, que já esteve no evento em Cuiabá em 2017 e retorna agora. Autora de vários livros, é jurada do programa Que Seja Doce do GNT, tem uma coluna na Bandnews e é professora na escola Wilma Kovesi (SP). O chef gaúcho Rodrigo Bellora, cuja gastronomia é baseada na Cozinha de natureza, termo criado por ele para ressalta a relação justa entre o homem e natureza. Empreendedor, está a frente dos restaurantes Valle Rústico, Guairapo Bar e Cozinha, Grimpa Pizza e Tubuna 750 padaria artesanal em Bento Goncalves (RS).
Também do Rio Grande do Sul, o sommelier Pablo Onzi Perini, diretor de marketing da vinícola Casa Perini, é o quinto convidado nacional do evento. Ele desenvolve um trabalho de vanguarda no enoturismo e na elaboração de espumantes e vinhos brasileiros de alta qualidade.
Em muitos momentos, eles interagem com os chefs convidados regionais, entre eles a homenageada Ariani Malouf; Fernando Mack; Marcelo Cotrim; Hugo Rodas (sócio do Seu Majó e Gudus); Carol Manhozo, especialista em pães artesanais; Wal Untar, prêmio Dolmã 2022; Marcus Alves, chef e professor de gastronomia; Simoni Klauk, chef confeiteira; Thaise Germano, chocolatier da Biomas Chocolate; Carlos Miranda, sócio Fogo Cozinha Rústica e Aquarius; Helvécio Maciel, especialista em carnes e pescados; Paula Borges, sócia do Verso Gastrobar; Lorenna Bezerra, do Galeto Cuiabano e presidente da Abrasel MT; Beto Medeiros, sócio do Japinho.
Baristas, sommeliers e mestres cervejeiros regionais também participam - Jéssica Rodrigues, sommelier e sócia da Xaraés Cervejaria; Matheus Miki, mestre cervejeiro e gerente da Xaraés Cervejaria; Rubens Vuolo, barista e torrefador do Amado Grão. Assim como nutricionistas e professores - Caroline Cardoso, Adriene Paiva, coordenadora do curso de Gastronomia da Univag. São convidados regionais também o publicitário, influencer Marcus Paulo, e o comunicador, apresentador e escritor, Márcio Barreto. De 6 a 8 de outubro, das 18h às 22h, no estacionamento externo frontal do Shopping Estação, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) promove a Feira Sabor Pantaneiro, com degustação e comercialização de produtos de 25 empresários da agricultura familiar, gastronomia, artesanato e cultura vão comercializando produtos como queijos, doces e geleias, banana e seus muitos derivados, hortaliças e frutas, peixes e subprodutos, artesanato, além de apresentações culturais. Eles são dos municípios atendidos pelo Programa de apoio à recuperação do bioma Pantanal Pró-Pantanal, iniciativa formatada pelo Sebrae, com ações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, visando a retomada da economia do bioma pantaneiro por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas no território. Os sete municípios mato-grossenses que integram o Pró-Pantanal são Barão de Melgaço, Cáceres, Itiquira, Lambari dOeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Santo Antônio do Leverger. Seis restaurantes locais promovem jantares magnos durante o evento. Flor Negra, Salamanco e Village, no dia 5; Galeto Cuiabano e Mahalo no dia 6; e Bravi, no dia 7. A programação completa do festival pode ser acessada no site: www.pantanalcozinhabrasil.com.br
Comments