top of page

Destaque na mídia: Pantanal Cozinha Brasil traz grandes chefs a MT

Somos notícia na coluna GASTRONOMIA do Gazeta Digital, trazendo todas as novidades da edição 2019.


Fonte: Rita Comini




Falta um mês para a edição 2019 do Pantanal Cozinha Brasil, agendado para os dias 11 e 12 de outubro, em Cuiabá (MT). Como no preparo de um prato, todos os detalhes são cuidados para que tudo corra da melhor maneira e o resultado agrade em cheio os participantes desse “banquete” de conhecimento na área da gastronomia e deliciosos sabores.


O público vai encontrar oficinas práticas de culinária com degustação, aulas show, palestras técnicas, oficina lúdica infantil, exposição de produtos e equipamentos, feira de alimentos produzidos artesanalmente, fun food park e degustações gratuitas no Espaço Expositores.


O evento, que conta com apoio da rádio Cultura 90.7, do Grupo Gazeta de Comunicação, é aberto à toda a população e reúne não só atividades técnicas para profissionais da área e estudantes de gastronomia, como oficinas práticas e palestras com chefs de cozinha de projeção nacional e regional, e uma ampla programação voltada para a sociedade em geral, incluindo atividades para a garotada. Chefs, especialistas na área, pessoas que trabalham com cozinha, empresários do setor de alimentação e bebidas, produtores, gourmets e pessoas apaixonadas por culinária, vinhos, cervejas, ingredientes e temas ligados ao mundo da gastronomia se encontram no Pantanal Cozinha Brasil.



Os convidados nacionais desta edição são os chefs Renata Vanzetto, que recebeu em 2019 o prêmio de Restaurantrice do Ano pela Prazeres da Mesa, Paulo Machado, que é uma espécie de embaixador da cultura pantaneira; Fabrício Lemos, da Bahia, que faz trabalho incrível nos restaurante Ori e Origem, e esposa dele Lisiane Arouca, prêmio recente de melhor patissiêr do país, além de Eugênio Basile, produtor e maior distribuidor de méis nativos do Brasil, ganhador do Prêmio Artesão da Gastronomia 2019 pela Prazeres da Mesa. Eles são responsáveis por palestras magnas e oficinas práticas com degustação.



Entre os chefs regionais estão nomes como a premiada Ariani Malouf, Carol Manhozo, Hugo Rodas, Fernando Mack, Wal Untar, Marcelo Cotrim, Angela Guedes, Cristiane Caldeira, Bárbara Bongiglio, Francyni Rabaioli, Jeane de Sousa, do Senac, Premio Dolmã 2019. Os especialistas em churrascos Fernando Bello, Lammonyel Moraes e Thiago Suiço, bem como os mestres boulangers Marcelo Oliveira, Marcos Almeida e Célia Tabachhi também participam.




O evento tem como missão fortalecer a cultura gastronômica de Mato Grosso e do Brasil, fomentar intercâmbio entre chefs de cozinha, empresários e produtores, buscando a valorização da produção local e de nossa culinária e hábitos regionais.





O organizador do Pantanal Cozinha Brasil, João Carlos Caldeira, professor de gastronomia, destaca que o tema central dessa edição é “O alimento, a cozinha e a vida das pessoas”, que resume bem o conceito do evento. “Eu acredito muito na frase: ‘nada é tão ancestral e universal do que a relação do homem com o alimento’ e a gente sempre procura trabalhar isso no Pantanal Cozinha Brasil, essa é a nossa essência”, pontua, acrescentando que “tudo é feito para valorizar os nossos produtos, nossa cultura, nossos chefs de cozinha, restaurantes e trazer grandes tendências nacionais para Mato Grosso”.


Dentro do conceito de valorização da cultura gastronômica local, o evento tem sempre um ingrediente do ano, que este ano é a banana, presente na mesa de quase todo brasileiro e com papel de destaque na cultura regional.


Assim como o homenageado do ano, Jean Biancardini, cuja história de vida e da família se confunde com a da culinária regional. Filho da banqueteira Elza Biancardini, famosa nos idos anos 80, está à frente do Restaurante Regionalíssimo, referência da gastronomia local em Cuiabá.



A programação acontece no Centro de Eventos do Pantanal - palestras magnas, aulas show -, na Univag e Senac - oficinas práticas com degustação - Shopping Estação - oficina prática infantil - e nos restaurantes Mahalo Cozinha Criativa, Flor Negra, Seu Majó, Canto e Galeto Cuiabano, onde ocorrem os jantares magnos, do dia 10 a 12. Esse ano tem ainda novidade do Choco Mix, em parceria com a empresária Zilda Castanho, que já realiza o evento de chocolates há vários anos e vai fazer uma mini edição junto com o Pantanal Cozinha Brasil. Boa parte das atrações é gratuita. Entre elas funfoodpark, Espaço expositores com degustações, Choco Mix e oficinas kids.


O Pantanal Cozinha Brasil é uma realização de João Carlos Caldeira, tendo como co-realizador a Univag. Conta com apoio institucional do Sebrae, Senac, Sesc e Sesc Pantanal, e patrocínio do Big Lar e Shopping Estação Cuiabá. A prefeitura de Cuiabá, Unimed, Multibar, Pão & Arte e Coxipó Assessoria de Imprensa apoiam o evento.



bottom of page