Sesc Pantanal recepciona formadores de opinião

October 4, 2018

 

Jornalistas, influenciadores digitais e chefs de cozinha cuiabanos participam do pré-lançamento do Pantanal Cozinha Brasil   

 

 

Um grupo de jornalistas e influenciadores digitais participou na terça-feira, 02, no Hotel Sesc Porto Cercado, localizado no município de Poconé (144 km a Oeste da Capital), do pré-lançamento do Pantanal Cozinha Brasil, a ser realizado na próxima semana, nos dias 9 e 10 de outubro, em Cuiabá.

 

Enquanto na edição passada, a apresentação foi no Espaço Vida e Saúde (SPA) do hotel, neste ano o grupo visitou a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Sesc Pantanal, com 108 mil hectares, cerca de 50 km ou 1 hora e meia de barco rio abaixo.

 

“A gente veio pra RPPN pra mostrar um pouco da culinária pantaneira (como o pacu assado no moquém acompanhado de torta de mujica, maria izabel e outras iguarias como furrundu), do trabalho desenvolvido pelo Sesc nesta reserva ambiental e na preservação desta cultura”, afirmou a anfitriã Christiane Caetano, superintendente do polo socioambiental Sesc Pantanal, do qual o Hotel Sesc Porto Cercado é parte.

 

Segundo ela, a parceria entre o Sesc Pantanal e o Pantanal Cozinha Brasil é “muito positiva. Pra gente, é importante esta parceria, porque vemos este evento como de grande valor para dar visibilidade à culinária do Pantanal e de todo o Estado, que é também a nossa proposta”, concluiu.

 

Na RPPN, o grupo, que contou também com alguns chefs de cozinha cuiabanos que participam do evento, ouviu do cozinheiro pantaneiro Manoel Dias (nasceu em Barão de Melgaço, mas reside em Poconé mais de década e meia), além de outros ensinamentos, sobre a cozinha pantaneira e sua relação com a cultura indígena.

 

Assistiu ao sempre sorridente chef Germano Conceição preparar sua torta de mojica (um manjar dos deuses, segundo alguns dos comensais como o colunista Ungareth Paz) e novamente Manoel demonstrar como se faz uma paçoca de pilão, sempre com a colaboração do chef Felipe Fogaça. Pouco antes, o pesquisador do Museu Nacional, professor Luiz Flamarion de Oliveira, fez uma pequena explanação sobre o trabalho de sua equipe na reserva.

 

Na volta ao hotel, uma bem vinda chuva amenizou o calor e caminhada de dois quilômetros de trilha até a sede da unidade.

 

Para o realizador do Pantanal Cozinha Brasil, professor João Carlos Caldeira, a ideia é reunir formadores de opinião, pessoas comprometidas com a cultura e a culinária estadual em um ambiente agradável e “pra conhecer um pouco da cultura culinária pantaneira. Com esta parceira, a gente consegue levar um pouco do Pantanal e da nossa cultura para o Brasil”, concluiu. 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

11 e 12 de outubro - 2019

Acompanhe-nos

© 2019 by Pantanal Cozinha Brasil - GFP Publicidade

o sabor da gastronomia te espera neste evento recheado de atrações.