CHEF DO SESC PANTANAL APRESENTA DELÍCIAS PANTANEIRAS EM VERSÃO ESPECIAL

October 11, 2017

Chef do Sesc Pantanal apresenta delícias pantaneiras em versão especial. (Crédito da foto: Divulgação Sesc Pantanal)

 

Ingredientes pantaneiros e inspiração de chef ditaram umas das oficinas da Cozinha Show no Pantanal Cozinha Brasil, evento que acontece até esta quarta-feira, em Cuiabá e Várzea Grande. Felipe Fogaça, um dos chefs do Sesc Pantanal, apresentou sua versão de pacu moqueado com mil folhas de banana-da-terra caramelizada, um dos pratos especiais servidos a turistas no Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé.

 

A técnica de defumação a quente foi exibida com o uso de instrumentos básicos de cozinha: panela, escorredor e tampa. No início do preparo, a aplicação de papel alumínio ao fundo da panela, cama ao carvão. Podem ser usados também chás, cascas de madeira e ervas, recomenda o chef, que optou pelo alecrim fresco, tomilho e canela em pau acrescidos ao carvão. A fumaça perfumada é o segredo para uma proteína com um sabor diferenciado ao paladar.

 

O peixe deve ser cortado em cubos de 2 cm, temperados com azeite, sal e pimenta do reino. O ideal é que a temperatura não exceda 50 a 60 graus, para que o peixe não acabe cozinhando, ao invés de uma lenta defumação. Esse processo dura cerca de 40 a 60 minutos .

 

 

Preparado o peixe, é a vez da banana-da-terra, pouco madura, cortada em finas rodelas (quanto mais grossa, mais tempo de forno ela demandará). Numa assadeira ao forno brando com um pouco de açúcar, ela atinge o ponto de ligeira caramelização.

 

“Gostei de ver a técnica sendo feita na panela. Achei bacana por ser uma defumação diferente: geralmente a gente vê como algo mais difícil, com um equipamento especial, e aqui foi prático. E o sabor fica excelente. Vou fazer!”, conta entusiasmada a nutricionista Sarah Heitz.

 

A jornalista e Youtuber Tânia Rauber conferiu de perto a oficina e aprovou o sabor. “Uma delícia! O mais curioso é o método de preparo e o sabor é uma mistura de contraste, do peixe mais forte pela defumação com o doce da banana. Ambos são sabores marcantes e vão juntando, dando leveza”.

 

O Sesc Pantanal é apoiador institucional do Pantanal Cozinha Brasil, realizado pelo Univag Centro Universitário e Sebrae. O evento reúne palestras com renomados chefs, estudantes e apaixonados por gastronomia e cultura regional.

 

 

No Centro de Eventos do Pantanal, o stand do Sesc Pantanal é um convite à parte ao universo regionalíssimo. No espaço totalmente ambientado e com paredes revestidas de barro, elementos da cultura, da fé, o pilão, fogão de lenha e utensílios típicos de uma humilde e convidativa casa pantaneira. O espaço, assinado pelo artista plástico Rafael Jonnier, vem encantando visitantes.

 

“Adorei. Acabei de ver algo praticamente da minha infância, a cadeira de balanço, e lembrei da minha avó. Gostei muito. Sem contar a área do Sesc Pantanal lá no Pantanal, que é esplendorosa”, destaca o arquiteto José Dias.

 

No segundo dia de evento, o Sesc Pantanal apresenta ainda uma oficina prática na Unic, com os Chefs Jhuan Schneider e Felipe Fogaça e no Centro de Eventos do Pantanal uma aula show gratuita com o Chef Germano Conceição, às 19h, e a palestra magna com o Chef Jhuan Schneider "Uma viagem ao Universo Pantaneiro", às 19h30. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

11 e 12 de outubro - 2019

Acompanhe-nos

© 2019 by Pantanal Cozinha Brasil - GFP Publicidade

o sabor da gastronomia te espera neste evento recheado de atrações.