CONFEITARIA NACIONAL

October 3, 2017

Carole Crema Cria Bolo Com Ingredientes Mato-Grossenses

 

Carole Crema destaca a riqueza dos ingredientes regionais brasileiros (Crédito da foto: Divulgação)

 

 

A chef pâtissier é uma das convidadas do Pantanal Cozinha Brasil, de 9 a 11/10, em Cuiabá. Ela abre a programação de oficinas técnicas.

 

Cuiabá/MT – A programação técnica do Pantanal Cozinha Brasil 2017, que ocorre de 09 a 11 de outubro, em Cuiabá, contempla uma ampla gama de atividades. Serão 11 oficinas práticas a serem ministradas na Univag, Unic e Senac, 10 palestras/workshops e mais quatro palestras magnas, no Centro de Eventos do Pantanal.

 

Os temas são os mais diversos. Nas palestras magnas, a chef paranaense Manu Buffara fala sobre “Tradição e inovação: a cozinha nua e crua de Manu”; a chef pâtissier Carole Crema convida a uma “Viagem ao mundo doce e encantado da confeitaria brasileira”; o chef Jhuan Scheineder e convidados propõem “Uma viagem ao universo pantaneiro”;  e a chef naturalista Bela Gil fala sobre “Comportamento sustentável através da alimentação saudável”. Os temas das palestras revelam um pouco dessa diversidade temática do e evento que se repete também nas oficinas práticas.

 

A chef pâtissier Carole Crema ministra a primeira oficina técnica do evento, no dia 09/10,  às 9 horas, na Unic Pantanal. O tema, não poderia ser outro, “Que seja doce”, nome do programa do qual é jurada no GNT.

 

Se dizendo feliz com o convite, ela conta que criou um naked cake com ingredientes locais. “Um bolo de castanha de caju, com recheio cremoso de rapadura com limão e limão”, revela, acrescentando que todas as vezes que é convidada para participar de eventos fora do eixo São Paulo e Rio, procura criar uma receita com ingredientes do lugar. “Uso não só ingredientes locais, como técnicas também. Na Bahia, usei todas as referências do vatapá para criar um bolo. No Rio Grande do Sul, usei erva mate e uvas frescas carameladas”.

 

Segundo ela, a confeitaria tem um berço muito clássico francês, mas “é preciso adaptar à nossa realidade, ao que é nacional, como frutas, castanhas, e também os nossos preparos”. Temos uma riqueza muito grande de produtos e influências que não podemos desprezar.

Outro ponto que ressalta é a questão do modismo. “Temos que deixar o que é está na moda um pouco de lado e apostar em novidades”, ressalta.

 

No mesmo dia 9, estão agendadas mais duas oficinas práticas. Às 9h, na Univag, a tradicionalíssima Dona Eulália, homenageada da edição 2017 do Pantanal Cozinha Brasil, e o jovem chef Marcelo Cotrin, se juntam na oficina “É bem Mato Grosso! Tradição e Inovação”.

Dona Eulália vai ensinar os segredos do seu bolo de arroz e de queijo, se e que isso é possível, enquanto Marcelo Cotrim vai lançar mão do mise en place dos preparos dela para fazer uma versão de mané pelado frito com zambione de canjinjin e castanha de pequi.  “Seguindo nessa linha da valorização do regional e do ingrediente do ano, o pequi, vou fazer também um bacalhau de pintado, confitado no azeite, com uma musseline de pequi e farofinha de francisquito”.

 

Sobre o Pantanal Cozinha Brasil ele diz que é um evento incrível. “Nós profissionais de cozinha temos que aproveitar ao máximo, é um momento de aprender, de fazer contatos com outros chefs, de valorizar o que é nosso”, resume.

 

Às 14h de segunda-feira, 09/10, a chef Carol Manhozo, do restaurante Flor Negra, ministra a oficina “Comida para o corpo e alma”, no Senac.

 

Ainda na programação de oficinas práticas com degustação estão agendadas para terça-feira, 10/10, na Univag às 10 horas, a oficina da chef paranaense Manu Buffara – Cozinhando com a terra: conceito, ingredientes e sustentabilidade. O chefs Felipe Fogaça e Jhuan Scheider, do Sesc Pantanal, conduzem a oficina sobre Jacaré – exótica carne do Pantanal e Cortes de gado pantaneiro, às 14h no Univag.

 

No mesmo horário, porém no Senac, a chef Eliane de Carvalho, do Brie Restô faz oficina “Alta gastronomia, altas emoções”.

 

Nesse segundo dia do evento tem ainda a oficina “Produtos de panificação moderna: tecnologia do ultracongelamento”, com Ângelo de Souza e Fábio Chargas.

 

No último dia do evento, 11/10, estão programadas três oficinas práticas com degustação de vinhos. Às 8h, “Doces com glamour”, com Tarso Quadros, chef pâtissier da Fábula Doces Finos; e às 10h, “O Brasil pelas mãos de Bela Gil”, com chef naturalista, ambas no Univag.

 

À tarde, 14h, no Senac, o chef Kauan Dalmolin mostra clássicos inesquecíveis do Mahalo.

Pantanal Cozinha Brasil é uma realização do Sebrae MT e Univag Centro Universitário, com co-realização do professor João Carlos Caldeira. O evento conta com uma rede de apoiadores, tais como Grupo Bom Futuro, Big Lar, Senac, Sesc Pantanal, Unimed e Mahalo Cozinha Criativa.

Toda a programação cultural do Pantanal Cozinha Brasil, bem como a entrada no empório de produtos regionais, food trucks, cozinha show, oficinas kids será gratuita e as atividades das 17 às 22horas, no Centro de Eventos do Pantanal.

 

Contatos

www.sebrae.com.br
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
+55 65 3648 1214

www.mt.agenciasebrae.com.br
 

youtube.com/sebraemt
twitter.com/sebraemt
facebook.com/sebraemt

 

Rita Comini - +55 65 99932 1890
rita.comini@gmail.com

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

11 e 12 de outubro - 2019

Acompanhe-nos

© 2019 by Pantanal Cozinha Brasil - GFP Publicidade

o sabor da gastronomia te espera neste evento recheado de atrações.