PANTANAL COZINHA BRASIL 2019

Cuiabá no mapa da gastronomia

Capital de Mato Grosso sedia mais uma edição do evento que reúne chefs, gourmets e apaixonados por esse mundo mágico e saboroso

Divulgação.

Já começou o “mise en place” da edição 2019 do Pantanal Cozinha Brasil, agendado para os dias 11 e 12 de outubro em Cuiabá.

Como no preparo de um prato, um cardápio, os ingredientes do evento já foram selecionados e tudo está sendo organizado para que o público encontre um “verdadeiro banquete” de informações, de técnicas, de especialistas na área, pessoas que trabalham com cozinha, empresários do setor de alimentação e bebidas e produtores.

O evento reúne não só atividades técnicas para profissionais da área e estudantes de gastronomia, como oficinas práticas e palestras com chefs de cozinha de projeção nacional e regional, mas também uma ampla programação voltada para a sociedade em geral, incluindo atividades paras o público infantil. Gourmets e pessoas apaixonadas por culinária, vinhos, cervejas, ingredientes e temas ligados ao mundo da gastronomia se encontram no Pantanal Cozinha Brasil.

A programação acontece no Centro de Eventos do Pantanal – palestras magnas, aulas show -, na Univag e Centro de Eventos do Pantanal – oficinas práticas com degustação - Shopping Estação – oficina prática infantil  -  e nos restaurantes Mahalo Cozinha Criativa, Flor Negra, Seu Majó e Canto onde ocorrem os jantares magnos.

Renata Vanzetto

Boa parte das atrações é gratuita. Entre elas fun food park, degustações, festival de chocolates, venda de artesanato e oficinas kids.

Os convidados nacionais desta edição são os chef Renata Vanzetto, Fabrício Lemos, Paulo Machado, Lisiane Arouca, além do especialista em méis, Eugênio Basile, CEO da Mbee. Eles são responsáveis por palestras magnas e oficinas práticas com degustação.

Entre os chefs regionais convidados, estão nomes como Ariani Malouf, Carol Manhozo, Hugo Rodas, Fernando Mack, Marcelo Cotrim, Tarso Quadros, Angela Guedes, Cristiane Caldeira, Bábara Bongiglio, Francyni Rabaioli, os especialistas em churrascos Fernando Bello, Lammonyel Moraes e Thiago Suiço, bem como os mestres boulangers Marcelo Oliveira, Marcos Almeida e Célia Tabacchi.

 

Além deles, empresários, empreendedores, diretores de empresas do ramo gastronômico, cozinheiros, mestres especialistas em confeitaria e panificação, cervejas, entre outros, participam compartilhando um pouco do seu know-how em suas áreas de atuação.

Paulo Machado

O evento tem como missão fortalecer a cultura gastronômica de Mato Grosso e do Brasil, fomentar intercâmbio entre chefs de cozinha, empresários e produtores, buscando a valorização da produção local e de nossa culinária e hábitos regionais.

 

Dentro do conceito de valorização da cultura gastronômica local, o evento tem sempre um ingrediente eleito e homenageia anualmente uma personagem da área que mereça reverência.

Esse ano, o ingrediente em destaque é a banana, alimento que faz parte da cultura brasileira e tem lugar de destaque na mesa dos mato-grossenses.

 

O homenageado do ano é Jean Biancardini, cuja história de vida e da família se confunde com a da culinária regional. Filho da banqueteira Elza Biancardini, famosa nos idos anos 80, está à frente do Restaurante Regionalíssimo, referência da gastronomia local em Cuiabá.

Lisiane Aroucas e Fabricio Lemos

Oficinas Práticas e Palestras

Teremos oficinas práticas na Univag e Centro de Eventos do Pantanal em dois horários, às 9 e 13:30 horas. Às 16h oficinas infantis no Shopping Estação. De 16h30 às 22 horas, atividades diversas no Centro de Eventos Pantanal.

As inscrições para as oficinas práticas de culinária serão feitas diretamente pelo link no site, assim como para as aulas show e palestras.

Como a programação é extensa, é importante o participante conferir horários, locais e atividades no site do evento.

 

Aulas Show e Palestras Magnas

Preparações ao vivo, degustações, palestras e discussões sobre empresas, casos e produtos de sucesso.

 

Oficina Kids

O público infantil vai aprender preparações de cup cakes e brigadeiro gourmet em divertidas oficinas no Shopping Estação, com entrada gratuita.

 

Expositores - Praça dos sabores

Área aberta ao público com acesso gratuito, destinada às empresas e entidades apoiadoras do evento.

 

Festival do Chocolate

Expositores apresentam e comercializam os produtos , além de venda de artesanato regional.

 

Fun Food Park

Praça de alimentação aberta ao público

 

Tema

O alimento, a cozinha e a vida das pessoas.

 

Homenageado do ano

Jean Biancardini

 

Ingrediente do ano

Banana

 

Jantar Magno

Restaurantes Mahalo Cozinha Criativa, Flor Negra, Seu Majó e Canto entram no clima do evento e abrem suas portas para jantares especiais.

As chefs Ariani Malouf e Carol Manhozo, além do Hugo Rodas, cada um em seu restaurante criam menus degustação exclusivos para o Pantanal Cozinha Brasil.

As reservas serão feitas diretamente nos restaurantes.

ESTUDANTES e filiados da ABRASEL tem 50% de desconto nas atividades (exceto oficinas práticas).

Ao efetuar a compra INSERIR no local CÓDIGO PROMOCIONAL as palavras ESTUDANTE ou ABRASEL.

Aproveite DESCONTO ESPECIAL de 50% no 1º LOTE
Válido também para pagamento
com cartão de crédito.

REALIZAÇÃO:

João Carlos Caldeira

CO-REALIZAÇÃO:

APOIO INSTITUCIONAL:

PATROCÍNIO:

APOIO:

APOIO DE MÍDIA

11 e 12 de outubro - 2019

Acompanhe-nos

© 2019 by Pantanal Cozinha Brasil - GFP Publicidade

o sabor da gastronomia te espera neste evento recheado de atrações.